TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Trabalho Universitário: Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema nervoso

Origina-se no ectoderma, a partir do início da formação do tubo neural, no embrião de três semanas. Com o desenvolvimento, a extremidade cefálica do tubo neural se dilata formando o encéfalo, e a extremidade caudal mantém o calibre uniforme, constituindo a medula espinhal

Estruturalmente o sistema nervoso pode ser

dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O SNC consiste do encéfalo e da medula espinal, é o centro integrador e controlador do sistema nervoso. Ele recebe impulsos sensitivos do sistema nervoso periférico e formula respostas para esses impulsos.

O SNP está formado por todas as estruturas localizadas fora do sistema nervoso central. Estas estruturas compreendem os nervos e gânglios.

O sistema nervoso periférico inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco do encéfalo, e que deixam

a cavidade do crânio através de forames e, 31 pares de nervos espinais, que se originam da medula espinal e deixam o canal vertebral através dos forames intervertebrais.

Os pares de nervos espinhais incluem oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e 1 coccígeo.

Funcionalmente dividido em um componente aferente (sensitivo) e um componente eferente

(motor).

O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas, que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia a ao redor das articulações, e células nervosas sensitivas viscerais que levam impulsos das vísceras

O SN somático é considerado sistema nervoso voluntário.

O sistema nervoso autônomo ou involuntário está composto por células nervosas motoras viscerais que transmitem impulsos para músculos cardíacos, lisos e glândulas.

Componentes

Constituído por três tipos de células estrutural e funcional: neurônios que transmitem impulsos nervosos, leumocitos que formam o envoltório do snp, neuroglia células da glia, da dao suporte entre os neurônios e snc

Neuronios

Elemento fundamental do sistema nervoso , responde a estímulos orirginando e conduzindo sinais elétricos,

Todo neurônio é formando por um corpo celular com um ou mais prolongamento do corpo celular contendo citoplasma, no interior desse citoplasma possui um nucléolo, existem dois tipos de prolongamento: dendritos e axônios, a zona dendritrica é a porção receptora do neurônio, o axônio é a porção condutora, ela que trsnmite sinais elétricos. Cada neurônio apresenta somente um axônio porem ele possui vários ramos colaterais.

Um axônio e seus colaterais terminam em ramos finos separados entre si denominados telodendro, os quais se expandem em estruturas chamadas terminais axônicos os botões sinápticos.

Nervos

É composto por um prolongamento de vários neurônios juntos unidos por uma bainha de tecido conjuntivo.

São encontrados somente no sistema nervoso periférico.

Neurônio = célula nervosa

Fibra nervosa = prolongamento longo do neurônio

Nervo = conjunto de fibras nervosas no SNP

Neuroglia

Elas são suporte estrutural para os neurônios, tb fazem transpotes de nutrientes para o sangue para os neurônios, fazem remoção de produtos metabólicos dos neurônios.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central é formando pelo encéfalo e pela medula espinal.

ENCÉFALO

O encéfalo apresenta três dilatações: prosencéfalo, mesencéfalo e

rombencéfalo.

prosencéfalo se divide em telencéfalo ediencéfalo; o mesencéfalo permanece como vesícula única e o rombencéfalo se divide em metencéfalo e mielencéfalo

O telencéfalo consiste de dois hemisférios cerebrais (direito e esquerdo), que juntos formam o cérebro.

A camada externa do cérebro chamase subst.. cinzenta, e a mais interna subst.. branca, Localizado no interior de cada hemisfério cerebral, está o ventrículo lateral, que é uma cavidade preenchida por líquido cerebrospinal. No hemisfério direito e esquerdo ncontra o corpo caloso, e a comissura anterior, temos os lobos parietal frontal, temporal e o occipital

Diencéfalo

É a segunda subdivisão do encéfalo, as principais porções do diencéfalo são: Talamo, hipotálamo e epitálamo.

O tálamo (receptor dos impulsos sensitivos) consiste substância cinzenta que formam as paredes laterais do terceiro ventrículo.

O hipotálamo (controla processos vitais, liberação de hormônios pela hipófise), está situado abaixo do tálamo, onde ele forma parte das paredes e assoalho do terceiro ventrículo.

O epitálamo, região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com