TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacionais

Trabalho Universitário: Sistema Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 7

EXERCÍCIO

1. Como seria a utilização do computador sem um sistema operacional ? Quais são as duas principais funções ?

Sem o sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. As duas principais funções são “facilidade de acesso aos recursos do sistema” e “compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida”.

2 . Defina Sistemas Operaciaonais, procurando abordar os dois pontos de vista segundo Tanembaum.

É uma estrutura de software ampla, mais vezes complexa que incorpora aspectos de baixo nível (como drives de depositivos e gerência de memória física) e de alto nível (como programs utilitários e a própria interface gráfica).

Segundo Tanenbaum o Sistema Operacional é como uma Máquina estendida e como Sistema Operacional de gerenciador de recursos.

3. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem de utilizar esse conceito ?

Máquina virtual é a possibilidade de simular um computador dentro do computador. Com esse recurso é possível fazer com que um computador mais eficiente simule vários computadores virtuais fazendo com que cada um deles execute um tipo de aplicação.

4. Defina o conceito de máquina de níveis ou camadas ?

As camadas são usadas para comunicação umas com as outras até chegar no usuário. A primeira camada começa nos dispositivos físicos que se comunicam com a próxima camada que é um software bem primitivo só para traduzir a comunicação desses hardwares e essa camada comunica-se com a próxima que são os microcódigos, feitos de microprogramas, usualmente gravados numa memória de somente leitura.

5. Quais os tipos de sistema operacionais existentes?

Sistemas monoprogramáveis ou monotarefas: se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados a execução de um único programa. Sistemas multiprogramáveis ou multitarefas: neste tipo de sistema, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Sistemas com múltiplos processadores: caracteriza-se por possuir duas ou mais CPUs interligadas e trabalhando em conjunto.

6. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistema monoprogramáveis?

Porque em sistemas monoprogramáveis somente é executado um programa por vez como um programa não consegue utilizar todos os recursos do sistema em todo tempo de execução deixando alguns ociosos, ou seja, ocorre uma subutilização dos recursos.

7. Qual a grande diferenca entre sistemas monoprogramaveis e sistemas multiprogramaveis ?

Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramaveis?

A vantagem é que pode ser utilizado mais de um recurso do computador ao mesmo tempo.

9. Um sistema monousuario pode ser um sistema multiprogramavel ? De um exemplo.

Sim, um usuário pode mexer com o sistema executando diversas aplicações concorrentemente. Um bom exemplo e o MS-DOS .

10. Quais sao os tipos de sistemas multiprogramaveis ?

Sistemas monoprogramáveis ou monotarefa, sistemas multiprogramáveis ou multitarefa e sistemas com múltiplos processadores.

11. O que caracteriza o processamento em batch ? Quais os tipos de aplicacoes podem ser processadas neste tipo de ambiente?

O processamento batch tem característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.

12. Os principais sistemas operacionais eram monotarefas, ja os atuais são multitarefas. de acordo com os tipos de sistemas opracionais identifique-os na figuras abaixo e explique seu funcionamento e suas principais caracteristicas.

13. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado?Quais as vantagens em utiliza-los?

Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). A vantagem na sua utilização é possibilitar para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado, exclusivamente, a ele.

14. Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?

A diferença entre sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real é o tempo exigido no processamento das aplicações. Nos sistemas de tempo real não existe a ideia de fatia de tempo, implementada nos sistemas de tempo compartilhado.

Sistemas de tempo real, estão presentes em aplicações de controle de processos, como no monitores de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares, ou em qualquer aplicação em que o tempo de processamento é fator fundamental.

15. O que são sistemas com múltiplos processadores e quais As vantagens em utilizá-los.?

São sistemas com processadores diferentes executando aplicações diferentes. Enquanto um processador roda um programa outro processador pode ir fazendo outra tarefa.

16. Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?

Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando um única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com