TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacionais

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema operacionais

1)Diferencie e aponte as características da memória cache, da memória principal e da memória virtual. Ao elaborar sua resposta, é fundamental construir o seu texto. Não faça reproduções indevidas.

Memória cachê:

é a mais rápida, tem custo alto e por isso tem em menor quantidade, ela armazena os dados que são acessados processador com maior frequência, sem precisar liberação dos dados pela RAM.

Memória principal:

é utilizada para armazenar os programas, os dados, que estão sendo utilizados pelo processador em execução.

Memória virtual:

utiliza o disco de memória secundária, como extensão da memória principal, e pode executar programas maiores que a memória principal.

2) Assinale “C” (certo) ou “E” (errado) para as seguintes sentenças:

( C ) Considerando uma hierarquia de memória, os níveis mais altos ficam mais próximos de onde os dados são processados, eles possuem tempos de acesso mais longos e o custo por bit também é mais baixo.

( C ) As técnicas de “relocação” e “proteção” necessitam de registradores especiais para o armazenamento de endereços base e limite de cada processo.

( C ) A técnica de segmentação permite a utilização de um espaço de endereçamento adicional que elimina a fragmentação externa. Todavia, a utilização dessa técnica faz que o sistema fique mais complexo, pois exige um esquema de tradução de ende-reços, além de uma tabela de segmentos com as informações base e limite de cada segmento.

3) A região de memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados é chamada de:

a)Drives.

b)Buffer.

c)Memória terciária.

d)Memória virtual.

e)Nenhuma das alternativas.

R: a resposta correta é a letra, b) buffer.

4) Considere um sistema de multiprogramação com alocação de memória por parti¬ções fixas para responder às questões seguintes.

a)Considere um esquema com filas separadas por partição. Aponte as desvanta¬gens desse esquema.

R: O problema da organização em múltiplas filas é que jobs pequenos podem precisar esperar pela liberação de memória (partição mais adequada para o mesmo), embora exista memória disponível (partição grande), como é o caso da partição 1 e 3.

b)Quais avanços de hardware e software foram necessários para que o esquema com fila única ilustrado na Figura 1 fosse criado?

R: Para minimizar o problema com o desperdício de espaço surgiu uma alternativa para trabalhar com as partições fixas tendo uma única fila de processos. Essa técnica chamada de multiprogramação por partição fixa com código realocável. Os programas podem ser executados em qualquer partição disponível que seja grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com