TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Parassimpático

Casos: Sistema Parassimpático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

Divisão Parassimpática

“O sistema nervoso humano consiste em duas partes estruturais (Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico) e uma parte funcional (Sistema Nervoso Autônomo). Juntos eles orientam e coordenam todas as atividades do corpo. (Van de Graaff, 2003).”

Neste resumo será abordado com mais ênfase a divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo.

“O sistema nervoso autônomo depende tanto do SNC quanto do SNP, porém independe do controle consciente do indivíduo. É responsável pela ação de efetores, mais especificamente, de efetores autônomos, ou seja, órgãos que recebem o impulso nervoso do Sistema Nervoso e executam determinada função. Existem duas classes de efetores. Os voluntários que recebem impulsos motores somáticos que são os músculos esqueléticos e os involuntários (tecido muscular liso, tecido muscular cardíaco e epitélio glandular), que recebem impulsos motores autônomos enviados pelo sistema nervoso autônomo, de forma independente e sem o controle consciente da pessoa, ao contrário dos impulsos somáticos. (Van de Graaff, 2003).”

“O sistema nervoso autônomo é subdividido em: Divisão Simpática e Divisão Parassimpática. Ambas consistem em neurônios pré-ganglionares com corpos celulares localizados dentro do sistema nervoso central e neurônios pós-ganglionares com corpos celulares localizados fora, em gânglios. Porém o que se difere em ambas é a origem especifica dos neurônios pré-ganglionares e a localização dos gânglios. (Van de Graaff, 2003).”

“A divisão parassimpática, conhecida também como divisão craniossacral, pois seus neurônios pré-ganglionares originam-se no encéfalo, mais especificamente no (mesencéfalo, ponte e bulbo do tronco encefálico) e no segundo, terceiro e quarto segmentos sacrais da medula espinal. (Van de Graaff, 2003).”

Neurônio Pré-ganglionar Gânglios Terminais

Células efetoras Neurônio Pós- Ganglionar

O Sistema Nervoso Parassimpático faz parte do Sistema Nervoso Autônomo, cuja função é controlar as funções viscerais como pressão arterial, mobilidade do trato gastro intestinal, vesical e sudorese. Tendo assim função importante em ação de relaxamento do corpo e diminuição do ritmo cardíaco e acalmar e restabelecer o corpo após uma situação de emergência.

• O SNP situa-se na porçõ cranial e caudal da coluna vertebral;

• Apresenta uma via com dois neurônios e sua localização é geralmente perto dos órgãos alvo ou, chegando mesmo a estarem dentro dele;

• Os pares o SNP são:

Motor Ocular Comum;

Facial;

Glosso Faríngeo;

Vago. Este último contendo 75% das fibras parassimpáticas.

Células efetoras Neurônio Pós- Ganglionar

Diferentemente dos neurônios simpáticos, a maioria dos parassimpáticos não segue no interior dos nervos espinais, portanto efetores cutâneos (Vasos sanguíneos, glândulas salivares, músculos eretores dos pêlos) e vasos sanguíneos nos músculos esqueléticos recebem inervação simpática, mas não parassimpática. Restando ao sistema parassimpático quatro dos doze pares de nervos cranianos, que são nervos oculomotor, facial, glossofaríngeo e vago. (Van de Graaff, 2003).

“Nos nervos oculomotor, os neurônios fazem sinapse no gânglio ciliar, inervando assim os músculos ciliares e o músculo esfíncter da pupila do olho. (Van de Graaff, 2003).”

“Nos nervos faciais, os neurônios se originam na ponte e seguem até o gânglio pterigopalatino, que envia neurônios para a mucosa nasal, a faringe, o palato e as glândulas lacrimais. Outro grupo de neurônios no nervo facial termina no gânglio submandibular que envia neurônios para as glândulas submandibular e sublingual. (Van de Graaff, 2003).”

“No nervo glossofaríngeo os neurônios fazem sinapse no gânglio ótico, que envia impulsos para a glândula parótida. (Van de Graaff, 2003).”

“Núcleos no bulbo contribuem com neurônios pré-ganglionares para o longo nervo vago (mais extensa inervação parassimpática do corpo). Quando passam através do tórax, os nervos vagos contribuem para o plexo cardíaco e para os plexos pulmonares. Ramos de plexos pulmonares juntos com vasos sanguíneos e os brônquios vão em direção aos pulmões. Abaixo dos plexos pulmonares, ramos de nervos vagos formam o plexo esofágico. Na extremidade inferior do esôfago, os neurônios vagais formam os troncos vagais anterior e posterior. Estes troncos entram na cavidade abdominal através do hiato esofágico (abertura) do diafragma. Neurônios dos troncos vagais inervam o estomago anteriormente e posteriormente. Ramos dos nervos vagos no interior da cavidade abdominal também contribui para o plexo celíaco e para os plexos da aorta abdominal. Portanto o nervo vago é responsável pela inervação parassimpática de coração, pulmões, esôfago, estômago pâncreas, fígado, intestino delgado e metade superior do intestino grosso. (Van de Graaff, 2003).”

O Sistema Nervoso Autónomo permite controlar a ação do organismo no meio ambiente interno, regulando a atividade dos órgãos viscerais (glândulas, músculos liso e cardíaco) e dividindo-se em dois eixos de ativação (simpático e parassimpático).

Anatomicamente o sistema nervoso autônomo parassimpático situa-se na porção cranial e caudal da coluna vertebral.

Geralmente as fibras pré-ganglionares são longas (contrário ao SNA Simpático) e as fibras pós-ganglionares são curtas já que os gânglios nervosos, neste sistema, situam-se próximo ao tecido alvo.

A maior parte das fibras (75%) do sistema nervoso autônomo parassimpático é proveniente do nervo vago.

Outros pares de nervos cranianos deixam o sistema nervoso compondo o sistema parassimpático: III (nervo óculomotor), VII (nervo facial) e IX (nervo glossofaríngeo).

Os receptores ganglionares, a exemplo do sistema nervoso autônomo simpático, são colinérgicos nicotínicos enquanto que nas terminações (órgãos alvo) os receptores são muscarínicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com