TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratorio Idoso

Artigo: Sistema Respiratorio Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 2

Mudanças no sistema respiratório do idoso

O envelhecimento constitui, fisiologicamente, modificações morfofuncionais em diversos sistemas orgânicos, entre eles o aparelho respiratório, que por ter grandes reservas ventilatórias, compensa as conseqüências estruturais e fisiológicas do envelhecimento. Alterações associadas à idade podem ser encontradas nas estruturas anatômicas do sistema respiratório, tanto da porção responsável pela troca gasosa, tecido pulmonar, como no conjunto musculoesquelético, a caixa torácica e suas inserções musculares.

Ocorre também mudanças morfológicas no pulmão do idoso, como o declínio no volume do leito capilar pulmonar, que resulta em aumento da pressão da artéria pulmonar em média 30% e um aumento da resistência vascular pulmonar em até 80%; perda progressiva na área de superfície alveolar de menos de 30% devido a fenestração intra-alveolar. Um achado microscópico típico no pulmão do idoso é a bronquiectasia, que representa a dilatação do bronquíolo respiratório e dos ductos alveolares.

Mudanças estruturais nas vias aéreas superiores e inferiores ocorrem com o avançar da idade. A perda de suporte muscular farígeo, que juntamente com alterações nas concentrações de elastina e colágeno, predispõe obstrução das vias aéreas superiores, aumenta a rigidez da traquéia e dos brônquios e diminui a elasticidade das paredes bronquiolares. No envelhecimento fisiológico, ocorre substituição de tecido muscular por tecido gorduroso, que, somado à redução da mobilidade da caixa torácica. Tais alterações, conseqüentemente, modificam o desempenho pulmonar e contribuem ainda mais para a redução da função do pulmão com o avançar da idade. Com o avanço da idade, a capacidade pulmonar total (CPT) permanece constante, porém os demais volumes pulmonares apresentam mudanças.

A capacidade residual funcional (CRF), determinada pelo equilíbrio entre a tendência natural do pulmão pra retrair e a tendência contrária da parede do tórax para expandir-se, encontra-se ligeiramente elevada no idoso. A capacidade vital (CV) está ligeiramente reduzida no indivíduo idoso, devido ao aumento do volume residual decorrente da redução da complacência torácica, aumento da complacência pulmonar e redução da força dos músculos respiratórios.

Em relação à atividade física, o idoso tem uma menor capacidade de adaptar-se ao exercício. Isto se deve ao maior consumo de oxigênio durante a atividade física, ao aumento do espaço morto, tanto anatômico quanto fisiológico, à redução da capacidade ventilatória e do débito cardíaco, bem como à menor resposta aos controles centrais e periféricos da ventilação. Pelo fato do sistema respiratório possuir grandes reservas respiratórias, a redução da sua função pode passar despercebida num idoso saudável, até que ele chegue na 6ª, 7ª ou até mesmo 8ª década de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com