TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema SCADA

Exames: Sistema SCADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

• Definição:

O sistema SCADA é uma solução tecnológica que permite aos seus usuários realizar remotamente mudanças de "Set-Point" em controladores de processo, abrir e fechar válvulas ou disjuntores, monitorar alarmes e trazer medições de locais geograficamente distribuídos para uma Central de Operações.

• O Sistema SCADA:

O sistema SCADA permite aos seus usuários coletar dados de instalações distantes e/ou enviar, para estas, um limitado número e tipos de instruções de controle. A aplicação de um SCADA evita a presença constante de operadores em locais remotos enquanto estes se encontrarem em situações normais de operação. Um SCADA obrigatoriamente possui uma interface através da qual o operador enxerga e atua sobre o processo, mas não se limita somente a isto.

• Funções:

As principais funções do sistema Scada são:

- Monitoração, Supervisão e Atuação centralizada sobre o processo

- Operação

- Controle do processo

- Gerenciamento

- Manipulação dos dados

- Otimização, Modelagem e Simulação de processo

• Sistema de Comunicação:

O sistema de comunicação é a parte mais importante de um sistema SCADA, sua definição é o principal fator do sucesso em uma implementação.

Um sistema de comunicação é formado por uma ou mais redes ou meios de comunicação em configurações uniformes ou heterogêneas.

As informações e dados que fluem através do sistema de comunicação de um SCADA destinam-se a:

- Monitoração (estados e valores de variáveis, alarmes e eventos)

- Comando (Atuação, Sinalização)

- Controle (situação operacional do próprio sistema de comunicação)

Sistemas SCADA precisam se comunicar através da rede, portas GPIB, ou satélite. É necessário para executar os computadores remotos que enviam dados para um computador central, que por sua vez irá fazer parte de um centro de controle e gestão da informação.

Para troca de dados entre dispositivos de campo e estação de controle e gestão há vários meios, que podem ser com fio (cabo coaxial, cabo de fibra óptica, telefone) ou sem fio (microondas, ondas de rádio, comunicação por satélite).

Cada fabricante de equipamentos para os sistemas SCADA podem usar diferentes protocolos de comunicação e não existe uma estrutura padrão para as mensagens, mas existem normas internacionais que regem a concepção de interfaces de comunicação entre os equipamentos do sistema SCADA e equipamentos a transmissão de dados.

Um protocolo de comunicação é um conjunto de regras e procedimentos Que permite a unidades remotas e central, a troca de informações.

A comunicação entre os dispositivos é geralmente realizada utilizando dois meios físicos: cabo que se estende na forma de fibra óptica ou cabos elétricos, ou de rádio.

Um sistema de comunicação é formado por pelo menos dois pontos que necessitam se comunicar entre si. Dependendo do número desses pontos e da distribuição geográfica dos mesmos, um sistema pode apresentar as seguintes topologias.

a) Ponto a ponto - Tem a característica de um ponto comunicar-se única e exclusivamente com outro e vice-versa.

b) Estrela - Largamente utilizada, tem a característica de um ponto central comunicar-se com vários pontos remotos, porém um ponto remoto comunica-se única e exclusivamente com o central. Eventualmente, pontos remotos podem trocar mensagens entre si, porém fisicamente sempre através do ponto central.

c) Barramento - Sua principal característica é do uso compartilhado do meio, pelos diversos pontos que deste participam. Todos os pontos podem comunicar-se entre si. Este tipo de topologia requer um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com