TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Distribuição Direta

Tese: Sistema de Distribuição Direta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 – Hermes – Sistema de Distribuição Direta:

A empresa não usa intermediários, as vendas de seus produtos são diretamente aos consumidores finais, o produtor efetivamente controla todas as atividades de mercado, inclusive o recebimento dos produtos pelos consumidores finais. Um dos principais sistemas de produção direta é a venda porta a porta e através de catálogo. Esse tipo de empresa tem como prática de comercializar seus produtos através de promotoras autônomas como revendedores e não vendedores contratados.

A vantagem, como foi dito no início, é que o fabricante exerce maior controle no processo de comercialização, mas tem uma grande desvantagem que é o custo altíssimo de logística de distribuição.

Uma característica interessante é a venda por catálogo que é enviado para os consumidores através dos correios, o que exige da empresa um cadastro de clientes para vários produtos diferentes.

Em minha justificativa, o sistema de distribuição direta tem a vantagem para a empresa, no caso aqui da Hermes, atender o mercado de consumo sem criar filiais ou pontos de vendas eliminando os varejistas intermediários e as propagandas são realizadas mais “boca a boca”, diminuindo assim os custos. Mas as maiorias dos consumidores gostam de ver, sentir e manusear o produto que ele deseja e o catálogo não possibilita este efeito. É uma das desvantagens da venda por este sistema de distribuição.

Passo 2 – McDonald’s – Sistema de Distribuição Exclusiva:

Sistema onde a empresa utiliza um ou alguns intermediários exclusivos para atender um mercado de consumidor especifico. Os intermediários podem ser representantes comerciais que levam o produto aos pontos do varejo nas redes de lojas que tenham a exclusividade na distribuição do produto.

Tem como característica a parceria com uma rede de distribuição que trabalha apenas com a marca do fabricante, pode ainda ter a possibilidade de crescimento e expansão dos fabricantes, não precisando investir na formação dos pontos de vendas e sim pensar mais no investimento financeiro na produção.

A estratégia da McDonald’s, que tem mais de 30.000 restaurantes em mais de 100 Países, garante que seus produtos como o Big Mac tenham a mesma qualidade em qualquer parte do mundo e quem adquire a franquia recebe um treinamento rigoroso dos padrões exigidos pela McDonald’s. (Fonte do McDonald’s).

Este tipo de estratégia torna a empresa mais eficiente e com muita solidez de mercado, mas ao mesmo tempo tem que reconhecer que os consumidores querem cada vez mais produtos personalizados, exigindo ainda mais atenção neste público alvo.

Passo 3 – Unilever – Sistema de Distribuição Intensiva:

Visa colocar o produto no maior número possível de pontos de venda e é adequado para produtos de alto consumo de compra frequente e preços unitários relativamente baixos. Disponibilizar o produto onde os consumidores esperam encontrá-lo é fundamental para bens de conveniência, pois é muito comum o consumidor trocar de marca caso não encontre aquela marca desejada.

É uma prática onde os pontos de vendas podem ser atingidos por equipes de venda dos próprios fabricantes, por representantes comerciais ou atacadistas distribuidores. Muitas organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com