TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de criação de gado

Artigo: Sistema de criação de gado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O confinamento é um sistema de criação de bovinos, em que vários animais são encerrados em piquetes ou currais que é uma área restrita, que sua alimentação e água são fornecidas em cochos, é mais utilizado na fase de terminação dos animais, apesar de que os bezerros desmamados, novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas boiadeiras, possa ser que sua alimentação seja igual. No Brasil, ocorre mais na época da seca, durante a entressafra da produção de carne, visando alcançar melhores preços no pico desta entressafra, já no Brasil Central apresenta bom desenvolvimento na estação das chuvas e fraco desempenho na época seca do ano, pois o mesmo pode perder peso, devido à produção e qualidade da pastagem.

Como instalações de apoio são necessários silos para forragem, galpões de máquinas, cochos para sal mineral e farinha de ossos e ainda tanque para melaço-uréia e também currais de manobra.

O confinamento não é recomendando nas fases de cria recria, é antieconômico e interfere no movimento do animal e pode interferir no seu desenvolvimento muscular. O confinamento do gado de corte oferece algumas vantagens como exploração intensiva de pequenas a médias propriedades, exploração racional de recursos forrageiros, obtenção de animais na entressafra de modo a normalizar preços médios, redução na idade de abate, produção de adubo orgânico.

TIPOS DE CURRAIS

Podemos encontrar diferentes tipos de currais entre eles tais como:

O Céu aberto, que consiste em curraletes feitos para confinar na ordem de 50 a 100 animais que deve ser disponível uma área de 8 a 20 m² por animal e cada curralete deve conter comedouros para volumosos, cochos para sal, bebedouros. Todos os comedouros devem estar ao longo das cercas eles devem ser cobertos sempre observando sempre a orientação leste-oeste no sentido das cumeeiras dos telhados e a frente do mesmo deve ser pavimentado. As divisórias dos curraletes de confinamento devem ter altura de 1,80 m até 2,0 m e podem ser confeccionadas de madeira.

O Galpão fechado consiste de galpão com área disponível de 3 a 5 m² por animal e devendo conter comedouro para volumosos e para sal mineral e melaço-uréia a ainda bebedouro deve conter beiral do telhado em um tamanho de para confinar de 50 a 60 animais também deve conter uma porteira de entrada.

Currais de entrada são utilizados para vacinar e marcar os animais que vão iniciar a fase de confinamento e para pesar e embarcar na saída do confinamento e pode ser de dois tipos simples que para a manobra de até 500 cabeças por vez A existência de pontos de sombreamento para os bovinos, como árvores, podem ser utilizados, pois garante maior bem estar.

Escolhemos o de céu aberto sendo o de maior escolha no Brasil e menor custo de implantação.

Ocorrendo com uma suplementação pastejo continuo em pastagem natural, e com uma boa arborização para o bem estar animal.

BIBLIOGRAFIA

Disponível em:

< http://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodecorte/artigos/gado-de-corte-sistemas-de-confinamento-a-ceu-aberto-parcialmente-coberto-e-galpao-fechado#ixzz2xgYQufpo>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com