TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de informação

Projeto de pesquisa: Sistema de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

1 A EMPRESA

A rede Soares Mendonça se supermercados iniciou suas atividades em 1986, no início com uma pequena mercearia como o nome de “Só Nosso Supermercado” no bairro do Jardim das Flores em Osasco. Após alguns anos com o sucesso do pequeno negocio seu fundador o senhor José Vasco Soares adquiriu o ponto comercial na Av. Sarah Veloso, na mesma cidade e transfere o a pequenamercearia para o novo endereço trocando seu nome para Soares Mendonça Supermercados.

Alguns anos depois adquiri sua primeira filial no Jardim Novo Osasco e promove também no bairro vizinho o bom atendimento e preço justo, o sucesso veio rápido e logo o terceiro supermercado chega ao bairro de Presidente Altino, tornando referencia em supermercado na cidade de Osasco.

Em 2001, a rede, com visão ampliação entre com uma nova estratégia voltada a gerenciamento interno e organização dos processos varejista, e seis anos depois visando maiores rentabilidade é negociada as filiais de Novo Osasco e Presidente Altino, passando o controle para a Rede Barbosa de Supermercados. Reestruturada com novos planos em 2009 o Soares Mendonça inaugura sua central de compras em sua matriz e junto à inauguração das novas filiais na cidade de Carapicuíba nos Bairros da Fazendinha e Parque Jandaia, e alguns meses depois a filial do Jardim Baronesa em Osasco. E em 2010 mais ampliações acontece e a inaugurações das lojas nas cidades de Cajamar e Caieiras.

Hoje a rede Soares Mendonça Conta com seis lojas espalhadas por quatro cidades da capital metropolitana de São Paulo, todas gerenciadas pela loja matriz, como mostrada na figura 1, conta com mais de 400 funcionários diretos e indiretos, sendo referencia no seguimento na região, tem os melhores relacionamento com seus fornecedores, mantém sua fidelização com o melhor atendimento e com preço justo em suas mercadorias, tem seu faturamento anual em mais de 90 milhões de reais, eprevê para os próximos anos a abertura de mais filias com os mesmos padrões de qualidade.

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Nosso sistema de informação utiliza plataformas Windows em suas estações de trabalhos e servidores Linux utiliza o sistema de banco de dados MYSQL centralizado na matriz. Seu sistema de comunicação entre matriz/filiais utiliza o sistema de Terminal Service Windows, e trafega por sistema de radio frequência nas lojas com até 20 km de distância e por internet nas filiais mais distantes, e por segurança utiliza load balance em todas as lojas.

A interação do sistema está voltada para as pessoas internas, e as pessoas externas somente a titulo de meios de pagamentos, isso para clientes, e o sistema de cotação via internet para alguns fornecedores selecionados.

As atividades de entradas, processamento e saída são identificadas da seguinte forma:

• A entrada está direcionada nos recebimentos de produtos para revenda, entrada de notas fiscais, e sistema de compras e cotações.

• Processamentos: Atualização de custos das mercadorias, preço de venda para clientes, atualização da ficha de estoque dos produtos, alimentação das contas a pagar para o setor financeiro, atualização dos impostos, contribuições e apurações.

• Processamento das saídas (via caixa): atualização do estoque, alimentação das contas a receber, apuração dos impostos, alimentação das sugestões de pedidos de compra, formação da curva ABC de produtos mais vendidos.

3 FORNECEDOR DO SISTEMA DE INFORMAÇÃOO sistema utilizado pela empresa hoje é fornecido pela HIPCOM Informática, focada diretamente no seguimento de supermercado de médio porte no mercado desde 1999 e líder em seu nicho de mercado.

Seu diferencial é a forma de como seus sistemas interage com o usuário, utilizando uma linguagem simples e conhecida por todos dentro do ramo varejista. Outro ponto a destacar, são as exigências de Hardware, considerado muito baixa comparada com seus concorrentes.

O sistema desde o inicio foi desenvolvido por sugestões de clientes que ao ver a necessidade de uma nova rotina, reportavam a Hipcom que analisava e desenvolvia a nova ferramenta.

4 DIVISÃO E INTEGRAÇÃO

O sistema é dividido em aplicativos definido por departamentos dentro do seguimento, sendo:

• Checkout: sistema de venda com emissão de cupom fiscal, correspondente bancário, recarga de celular e integração com diversos outros sistemas;

• Davwin: sistema de emissão de documento auxiliar de venda.

• Notwin: sistema de emissão de nota fiscal, sendo em formulário ou eletrônica;

• Cotwin: sistema de cotação eletrônica de produtos podendo ser local ou via internet;

• Financeiro: Contas a pagar, contas a receber, controle de clientes, bancário, tesouraria;

• CVcont: sistema de integração com diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com