TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de muco

Tese: Sistema de muco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  Tese  •  9.162 Palavras (37 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

Ferida é toda e qualquer ruptura da integridade de um tecido ou órgão, podendo atingir desde a epiderme, que é a camada mais extensa da pele, até as estruturas mais profundas como fáscias, músculos, aponeuroses e órgãos cavitários. Uma ferida é representada pela interrupção da continuidade de um tecido corpóreo, em maior ou menor extensão, causada por qualquer tipo de trauma físico, químico, mecânico ou desencadeada por uma afecção clinica, que aciona as frentes de defesa orgânica para o contra ataque. A ferida é qualquer lesão que leve a uma quebra da continuidade da pele e pode ser classificada quanto à etiologia, o grau de contaminação, a evolução, o tipo de cicatrização e a profundidade.

Baseado nesta descrição temos alguns questionamentos. Qual a dificuldade que o Enfermeiro tem para identificar os tipos de feridas? A equipe de enfermagem está preparada para a realização desse tipo de procedimento, esta possui autonomia para gerenciar esses cuidados? Como o enfermeiro contribui com o paciente acometido com feridas agudas no ambiente hospitalar?

O interesse de abordar tal tema surgiu por conta que, as feridas acometem a população de forma geral, independente de sexo, idade ou etnia, determinando um alto índice de pessoas com alterações na integridade da pele, constituindo desse modo, um sério problema de saúde publica. Contudo, o surgimento de feridas onera os gastos públicos e prejudica a qualidade de vida da população. Diante da importância da avaliação para abordagem e tratamento de feridas, surgiu a necessidade de realizar tal estudo, para investigar quais os aspectos considerados na avaliação de feridas pelos enfermeiros assistenciais em pacientes hospitalizados.

O trabalho em questão tem como objetivo geral destacar a assistência de Enfermagem ao paciente portador de feridas agudas no ambiente hospitalar, os quais contempla os seguintes objetivos específicos: descrever anatomia e fisiologia do Sistema Tegumentar, Conceituar e identificar os tipos de ferida, seu grau de contaminação, e tipos de curativos; descrever os fatores de riscos quando não observados os cuidados assépticos e Estabelecer Assistência de Enfermagem a pacientes portador de feridas agudas no ambiente hospitalar.

A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica através de documentação indireta que é efetiva e tenta resolver um problema para se adquirir conhecimentos a partir do emprego predominante de informações. As fontes utilizadas serão referências bibliográficas de livros pesquisados nas bibliotecas públicas e particulares da cidade de Manaus, revistas, jornais, Internet e acervos particulares e artigos específicos dos últimos 10 anos.

De acordo com os aspectos legais da pesquisa o art.91 e 92, que devemos respeitar os princípios da honestidade e fidedignidade, bem como os direitos autorais no processo de pesquisa, especialmente na divulgação dos seus resultados (COFEN, 2007).

1 SISTEMA TEGUMENTAR

1.1 ANATOMIA DA PELE

O conhecimento da anatomia e fisiologia da pele (figura 1) é essencial para a classificação de feridas segundo as fases de estadiamento utilizadas para avaliar e documentar o grau de destruição tecidual (HESS, 2002).

Figura 1: Estrutura da pele

Fonte: BEAR; CONNORS; PARADISO, 2002.

Segundo Smeltzer; Bare (2006), a pele é composta de três camadas distintas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo. A epiderme é a camada mais externa de células epiteliais estratificadas, composta predominantemente de queratinócitos. Quatro camadas distintas compõem a epiderme (em ordem, de dentro pra fora)- o estrato germinativo, o estrato granuloso, o estrato lúcido e o estrato córneo. Cada camada torna-se mais diferenciada (madura e com função especificas) à medida que sobe a partir da camada basal do estrato germinativo até a camada mais externa, o estrato córneo.

A derme constitui a maior parcela da pele, proporcionando força e estrutura. Ela é composta de duas camadas: papilar e reticular. A derme também é composta de vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, glândulas sudoríparas e sebáceas, e raízes de pêlos. A derme é freqüentemente referida como a “pele verdadeira” (SMELTZER, BARE 2006).

Segundo Smeltzer; Bare (2006),o tecido subcutâneo ou hipoderme é a camada mais interna da pele. É um tecido principalmente adiposo, que proporciona um acolchoamento entre as camadas da pele, músculos e ossos. Ele promove a mobilidade da pele, delimita os contornos do corpo e isola o corpo. A adiposidade é depositada e distribuída de acordo com o sexo da pessoa e, em parte, contribui para a diferença no formato do corpo entre homens e mulheres. A ingestão alimentar excessiva resulta na deposição aumentada de adiposidade abaixo da pele. Os tecidos subcutâneos e a quantidade de tecido adiposo depositado são fatores importantes na regulação da temperatura corporal.

A pele é formada por duas camadas primárias fundidas, a epiderme e a derme, e o tecido subcutâneo. A camada de gordura subcutânea presente aumenta o isolamento térmico da pele e protege de lesões por pressão ou estiramento entre as protuberâncias ósseas sobre as quais o individuo repousa. Abaixo da gordura subcutânea são encontrados outras estruturas, como músculos, tendões, ligamentos e ossos. A epiderme consiste em camadas organizadas de epitélio estratificado com uma transição bem definida de forma e estrutura celular de acordo com as camadas mais superficiais ou mais profundas das quais as células se originam (IRION, 2005).

Segundo Jorge (2003), a pele (fig. 2) se apóia sobre tecido adiposo maduro, o subcutâneo, envolvido em termoregulação, provisão de energia e reserva nutricional, além de papel cosmético. A unidade básica é uma coleção de adipócitos coesos, formando um microlóbulos unidos por tecido fibroso (a trabécula ou septo) formam o lóbulo secundário. Os vasos percorrem os septos maiores, ramificando-se nos vários septos dos lóbulos secundários. Cada adipócito, cujo citoplasma apresenta uma única gota lipídica (gordura branca), é rodeado por um capilar.

Segundo Hess (2002), a pele é constituída de duas camadas principais: a epiderme e a derme. Cada uma delas é composta de tipos de tecidos diferentes e tem funções distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com