TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema eletrômecanico

Por:   •  28/9/2016  •  Exam  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 18

MOTORES DE INDUÇAO

                

Motores de Indução

  1. O que é um motor elétrico? Qual sua função? Quais as vantagens no seu uso? Quais os principais tipos? R:

O motor elétrico é uma maquina que transforma energia elétrica em energia mecânica utilizada em indústria no meio rural, em comercia e resistência, usualmente disponibilizada num eixo em rotação que se trata de um a energia limpa e baixa custo e de fornecimento instantâneo. A ação motora é aproveitada no acionamento de diversos tipos de máquinas e equipamentos, podem ser classificados com os grupos.

Transporte de fluidos incompressíveis; transporte de fluidos compressíveis; processamento de materiais metálicos; processamento de materiais não metálicos; manipulação de cargas; transporte de cargas e de passageiros. Existem diversos tipos de motores elétricos os quais são divididos em dois grandes grupos; a primeira é os motores acionados por corrente continua ( motores cc). A segunda é a dos motores acionados por corrente alternada (motores Ca).

  1. Qual o tipo de motor com maior aplicação geral? Qual seu principio de funcionamento? Qual o erro cometido pelo autor na figura 1.3 da pagina 4? R:

Os motores de indução trifásicos e monofásicos respondem por mais de 95% do total de motores instalados nos setores;por outro lado são responsáveis por 75% do total da potencia instalada do universo de todos os motores .Sua enorme empregabilidade deve se as suas características operacionais , que permitem o acionamento de todos os tipos de máquinas e equipamentos.Para qualquer potencia é o motor elétrico de menos custo e de maior facilidade de instalação e manutenção.

Na figura 1.3 é um ímã natural aproximando se e afastando se de uma espira, dá para ver claramente que aproximação do ímã natural faz aumentar o numero de linhas no campo magnético e surge uma tensão induzida.A corrente que circula pela espira terá o sentido anti-horário. Aproximação do ímã fez aumentar o fluxo magnético dirigido para baixo. A corrente reage a essa variação, criando um fluxo para cima; a regra da mão direita que permite o sentido da corrente aponte o polegar no sentido do campo de reação e os demais dedos indicarão o sentido da corrente que circula a espira. Promovendo o afastamento do ímã natural, o fluxo magnético diminuirá. A reação da espira será evitar a diminuição do fluxo; assim a corrente induzida terá o sentido horário, que pode ser visto pela mão direita.

  1. O que é campo girante e o que é conjugado? O que é assincronismo entre espira e campo girante?

O mesmo fenômeno poderia ser obtido por um ímã em rotação;a media que o ímã gira, o fluxo magnético varia no interior da espira, que reage igualmente pela ação da corrente induzida.A partir de um ímã natural com o formato diferente, é possível a obtenção de um campo girante em torno de um ponto,com velocidade angular.O fluxo magnético é o produto entre a densidade de fluxo magnético e a área projetada da espira é fácil observar que o fluxo é Maximo quando o campo está na direção vertical, e nulo quando na posição horizontal.O campo girante uniforme faz com que o fluxo no interior da espira varie com o tempo, promovendo uma indução eletromagnética, ou seja induzindo tensão e corrente espira.É o principio fundamental para a operação de um motor de indução.Deve contrariar o fluxo do campo magnético girante,o conjugado desenvolvido na espira tende a movimentá-la no sentido do campo girante.

Diz que espira gira de forma assíncrona quando sua velocidade angular é menor que a velocidade do campo girante.A ação motriz é o desenvolvimento simultâneo de conjugado e rotação somente ocorre quando a espira gira de forma assíncrona com o campo girante.O motor de indução assíncrono é um transformador com o secundário rotativo, no qual  tensão e a corrente induzidas estão numa freqüência diferente do primário.Esta condição é essencial para o desenvolvimento da ação motriz.

  1. Fazer o exercício 1.4 pagina 20

Um campo girante tem uma velocidade síncrona de 3600 rpm.Se a velocidade do rotor for de 3540 rpm, qual é a velocidade relativa entre eles? Qual é a freqüência nas bobinas do secundário (rotor)?

Vrel = 3600 – 3540 / 3540

Vrel = 0,017

Wr = W –We

Wr = 3600 – 3540

Wr = 60 rpm

F = W / 2 * π

F = 60 / 2 * 3,14

F = 9,55 Hz

  1. O que é estator? O que é rotor, rotor em gaiola e rotor bobinado?Qual a vantagem do rotor de gaiola? O que é entreferro

O estator é uma parte estática do motor de indução, constituído por um núcleo de chapas finas de aço magnético, tratadas termicamente para reproduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e por histerese ou não, no caso de aços siliconados.

Essa chapa tem um formato de anel com ranhuras e serve para criar um campo girante. Inserido no estator encontra se o rotor constituído por chapas magnéticas com as mesmas características das chapas do estrator.Essas chapas são ranhuras  para acomodar as boninas do rotor de gaiola.O núcleo de chapas do rotor é suportado pelo eixo do motor,como haverá indução nas bobinas ou nas barras do rotor.

O conjunto estator rotor constitui um circuito magnético que possibilita ao fluxo um caminho fechado,como no transformador O vão livre entre o estator e rotor, necessário para o desenvolvimento da rotação é chamado de entreferro.

Nos motores para aplicação normal, os rotores são do tipo gaiolas. As bobinas do rotor não se constituem num enrolamento parecido com o do estator.Há uma barra em cada ranhura. O conjunto de barras é curto circuitado em ambas as extremidades, dando uma forma muito parecida com um gaiola cilíndrica.

Rotor bobinado no qual as barras são substituídas por enrolamento semelhante ao do estator.Os terminais desse enrolamento podem ser acessados pelo exterior do motor.Por tanto três anéis lisos,solidários eixos, feitos de cobre, sobre os quais existem escovas fixamde grafite, por meio dos quais os cabos externos são conectados aos três terminais do enrolamento fixados nos anéis.Esses motores não são considerados como aplicação normal.

Existem dois tipos muito distintos de motor de indução trifásico ,sendo o rotor de gaiola e o de rotor bobinado.O rotor de gaiola é extremamente robusto e não tem qualquer conexão elétrica com o exterior.Sua forma simples e barata não oferece quaisquer problemas de manutenção, por isso são largamente utilizados a gaiola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com