TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema rígido de juntas planas

Resenha: Sistema rígido de juntas planas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

TRELIÇA

Um sistema articulado plano (SAP) rígido é definido como sendo um sistema de barras rígidas complanares ligadas entre si por extremidades rotuladas e com o exterior de modo a formar um sistema estável. Na prática, este tipo de estrutura é usualmente chamada de Treliça.

Para o estudo desse sistema, simplificaremos que:

• As articulações das extremidades das barras não têm atrito;

• As cargas da estrutura são caracterizadas por forças aplicadas apenas nos nós (de um modo geral o peso próprio destas estruturas é consideravelmente inferior às cargas a que estão sujeitas pelo que é desprezado)

• Treliças Simples:

• No plano, são formadas a partir de um triângulo, adicionando-se duas barras para cada nó.

• No espaço são formadas a partir de um tetraedro, adicionando-se três barras para cada nó.

• Resolver uma treliça é determinar os esforços em cada barra.

• Após a determinação dos esforços externos (reações vinculares ou de apoios) considerando a treliça como um sólido, calculam-se os esforços internos, em cada barra.

Uma treliça plana pode sempre ser formada partindo de 3 barras articuladas nas suas extremidades, e, adicionando-se a estas. duas novas barras para cada nova articulação.

Seja a Figura acima, admitindo o triângulo A com os nós ou vértices I, I e II, formado pelas barras 1. 2 e 3. Adicionando as barras 4 e 5. temos o triângulo B e a articulação ou nó IV, Do mesmo modo, adicionando as barras 6 e 7. temos o triângulo C e a articulação ou nó V. Procedendo nessa sucessão. formamos a treliça da Figura. Durante essa formação, observamos que são necessários 3 barras para os 3 primeiros nós, e cada nó seguinte mais duas barras.

Suponhamos agora que tenhamos uma viga, e que essa viga possui um Peso (p), e tmos as reações no ponto de apoio, desse modo:

Assim temos que F * d = M = PxL.

Subdividindo, em seguida, a reacção de apoio vertical em duas forças verticais com o valor 2P e somando cada uma dessas forças com uma das forças F obtém-se na parte superior do apoio uma nova força T inclinada que tracciona a viga e na parte inferior uma nova força C inclinada que a comprime.

Considerando que as reacções de apoio da viga são então as forças C e T, é possível simplificar a viga original substituindo a viga cheia por uma série de barras rígidas que formam um SAP como representado em seguida

Determinando as forças a que ficam sujeitas as diversas barras verifica-se que as barras a azul estão em tracção e as barras a vermelho estão em compressão. Por outro lado, as barras que permanecem a preto têm esforços nulos e são, portanto, desnecessárias (para o carregamento considerado). A direcção das barras consideradas neste SAP não tem que ser paralela às forças de compressão e tracção que se desenvolvem no apoio dado que os esforços desenvolvidos na viga simplificada irão estar restringidos às diversas barras DO SAP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com