TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas

Resenha: Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria de sistemas tem como principal fundamento visualizar a organização como um todo, de modo que cada setor trabalhe em conjunto, para que haja o melhor desenvolvimento possível e a máxima eficiência da organização. A intenção ao criar a teoria de sistemas era o melhoramento da eficiência da organização, pois os setores quando trabalham individualmente tem um rendimento menor do que quando trabalham juntos, como um todo, então, a teoria de sistemas trouxe um novo modo de administrar de forma organizada e eficiente uma organização.

O autor ao falar da teoria de sistemas cita suas características e os tipos de sistemas, através do conceito de sistema. Um sistema é algo que depende de vários elementos para funcionar, no caso da empresa, são necessários, principalmente, os funcionários, e cada área ou setor a qual os funcionários atuam, são fundamentais para o desenvolvimento e eficiência da organização. Depois de deixar bem explicado o conceito de sistemas, apresenta aos leitores as características dos sistemas, apresentando de modo claro e interessante os conceitos sobre propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Depois são explicados os tipos de sistemas, sendo eles físicos ou abstratos, quanto a sua constituição. E também fechados ou abertos, quanto à sua natureza.

Do enfoque sistêmico extrai-se a idéia de que a organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. A organização revela-se como um conjunto de pelo menos dois sistemas que se influenciam mutuamente: sistema técnico, que compreende os recursos e componentes físicos e abstratos que até certo ponto independem das pessoas e sistemas sociais, que são todas as manifestações do comportamento dos indivíduos e dos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com