TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Apoio A Descisão

Exames: Sistemas De Apoio A Descisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS SISTEMAS DE APOIO Á DECISÃO

MECANISMOS DA TOMADA DE DECISÃO

Nos últimos anos, o mercado consumidor tem se tornado cada vez mais globalizado, consequentemente, mais exigente, fazendo com que as empresas invistam em novas tecnologias na fabricação de produtos de melhores qualidades. O respeito ao meio ambiente também começa a ser considerado pelo consumidor na hora de adquirir produtos procurando comprar daquelas empresas que tem compromissos na qualidade de vida do ser humano para isso temos nas empresas as tomadas de decisão.

Na administração, a tomada de decisão é o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores) para uma situação-problema. Uma forma eficaz de auxiliar uma tomada de decisão de modo acessível é através de relatórios pré –definidos ( como gráficos,formulários ou em forma de planilha), gerados rapidamente com informações atualizadas.Uma das ferramentas utilizadas para isso é o Sistema de Apoio a Decisão – SAD,que pode ser definido como um” sistema que trata de assuntos específicos, estatísticas, projeções e comparações de dados referentes ao desempenho da empresa, estabelecendo parâmetros para novas ações dentro do negócio da empresa”(POLLONI,2001,P,32)

Todo processo decisório produz uma escolha final. A saída pode ser uma ação ou uma opinião de escolha. Ou seja, a tomada de decisão refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância.

Saber tomar as decisões é a principal função do administrador da empresa, pois não existe decisão perfeita, ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, sempre visando o desempenho econômico, lembrando que também existem os resultados não econômicos, como a satisfação dos membros do negócio e dos colaboradores.

A tomada de decisão é um processo que consta identificação do problema, dos critérios, a forma de elaborar, analisar e escolher alternativas, verificando a eficácia da decisão.

A grande dificuldade para tomar decisões acontece frequentemente em qualquer situação, seja ela no ambiente profissional ou pessoal. Uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta. As consequências virão, cedo ou tarde, positivas ou negativas. Por isso a decisão exige um compromisso efetivo com a escolha feita e suas consequências. Isso nem sempre é fácil, por três motivos:

- Não existe decisão perfeita, porque não podemos analisar todas as alternativas e todas as consequências;

- Ao optar por uma alternativa, temos de renunciar às outras, e isso gera sempre um sentimento de perda, mesmo quando a decisão é eficaz;

- Toda decisão é um ato absolutamente individual e intransferível. Não se pode decidir pelos outros nem culpar os outros pelas nossas más ações.

Durante muito tempo, a maioria das pessoas acreditava que o principal método para tomada de decisões era sua habilidade em fazê-lo, e isso era demonstrado somente na prática. Acreditava-se que se uma pessoa tivesse capacidade julgamento, ela seria capaz de tomar boas decisões. Essa tese agora muito questionada, porém nosso armazenamento de conhecimento é ainda insuficiente para descartar inteiramente este ponto de vista. Há casos que muitos executivos tomaram decisões de sucesso, porém sem saber como chegou à elas.

Mesmo se falando tanto em evolução existem executivos que não sabem que métodos utilizam para a tomada de decisões, tem aqueles que nem imaginam como chegaram à elas, outros depois de uma boa noite de sono, e outros seguem os métodos tradicionais, que são a análise, profundo exame, tanto de detalhes como de consciência.

Podemos sempre verificar que o ato de tomar decisões é algo que deve ser metodicamente analisado e projetado, um exemplo é aquele executivo que sabe que chegou a hora de aumentar o salário, porém não decidiu a porcentagem, nem de onde tirar os recursos. Para se tomar boas decisões temos que formar um conjunto real somando capacidade de julgamento, intuição e análise sistemática.

Neste campo, os que são obrigados a tomar decisões agiriam com sabedoria que se equipassem com o volume cada vez maior de técnicas e esforços coletivos de conhecimentos lógicos e quantitativos. Temos também os métodos que são considerados específicos para a tomada de decisões, são eles: Experiência Passada, Experimentação, Pesquisa Operacional e Árvores de Decisões.

Uma área também importante para a tomada de decisões é a Teoria da Probabilidade, onde se usa dispositivos matemáticos para a computação da probabilidade e a ideia lógica da probabilidade em questão ganhando cada vez mais aceitação entre os administradores. Outro método interessante é o da simulação, onde utilizam gráficos para demonstração de resultados ou situações de operar e como operar.

É importante notar que os papeis e decisões administrativas variam conforme os diferentes níveis da organização. Assim “espera-se que todos os níveis de administração sejam criativos e que desenvolvam soluções inusitadas para uma ampla faixa de problemas. Cada nível administrativo tem diferentes necessidades de informação e diferentes exigências do sistema de informação”(LAUDON K ;LAUDON J.,2004,p.13)

PROCESSO DECISORIO

O estudo do Processo Decisório tem evoluído desde os anos 1940.

Isso se deve, Principalmente, ao crescente conhecimento dos problemas aplicados, ao

desenvolvimento de novas técnicas administrativas, informacionais e à absorção de novos

procedimentos quantitativos oriundos da matemática e da pesquisa operacional.

O conhecimento das características, dos paradoxos e desafios da sociedade é essencial á

compreensão dos processos decisórios.

Podemos salientar que a decisão é um julgamento, uma escolha feita entre alternativas incluindo todos os “o que”, “quando”, “quem”, “por que” e “como”, que aparecem nos processos de decisão.

Com o intuito de evitar problemas futuros, os administradores devem se basear em decisões

cuidadosamente formuladas.

Assim sendo, tomar decisões faz parte do cotidiano da vida e está presente em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com