TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Seminário: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.

OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01

1- Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?

Resposta:

Atualmente toda empresa está preocupada com a competitividade, ainda mais com a globalização. As informações são necessárias para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis da empresa.

2- Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.

Resposta:

Dados são números ou fatos que quando são submetidos a um processo se transformam em informação. Informação é um conjunto de dados que são processados, manipulados e organizados a fim de passar um significado a quem recebe. Conhecimento é o que se sabe acerca de alguma coisa. É algo que pode ser adquirido e aprendido.

3- A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)

Resposta:

Uma nota fiscal-fatura contém dados de venda, que saíram do subsistema de faturamento, onde a quantidade vendida deve ser baixada do subsistema de estoque; consequentemente, os dados sobre receitas precisam ser alimentados e processados no subsistema de contar a receber; sucessivamente os lançamentos de debito e créditos no subsistema de contabilidade e finalmente os dados legais de saída no subsistema de livros fiscais de saída, por meio da integração entre esses subsistemas.

4- Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?

Resposta:

Os sistemas de informação têm como maior objetivo auxiliar os processos de tomadas de decisão.

O foco dos sistemas de informação está direcionado para o principal negócio empresarial.

5- Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.

Resposta:

Sistemas de informações eficazes podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso organizacional. As empresas em todo o mundo estão desfrutando de maior segurança, melhores serviços, maior eficiência e eficácia, despesas reduzidas e aperfeiçoamento no controle e na tomada de decisão devido aos sistemas de informação. As empresas que detiverem, organizarem, dominarem e valorizarem mais as informações e o conhecimento do ambiente em que estiverem envolvidas terão mais condições de competitividade nos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com