TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informações

Artigos Científicos: Sistemas De Informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

(2) Conceitos Relevantes

Uma empresa tem sistemas para apoio à tomada de decisão e às atividades de diferentes níveis da organização. Cada um dos principais grupos de gerencia descritos anteriormente utiliza um tipo diferente de sistema para distribuir à informação necessária a gestão da empresa. Esses sistemas podem ser classificados como sistemas de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão e sistemas de apoio ao executivo. (Laudon, 2010 p. 42)

Cada sistema de informação apóia uma área funcional específica na organização (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 37).

Sistemas De Processamento de Transações – SPT

Um sistema de processamento de transações (SPT), por sua vez, apóia o monitoramento, a coleta, o armazenamento e o processamento de dados das transações de negócio básicas da organização, cada uma das quais gera dados (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 37).

O SPT coleta dados de modo contínuo, geralmente em tempo real- isto é, assim que os dados são gerados, e fornece os dados de entrada para os bancos de dados corporativos. Os SPTs são considerados vitais para o sucesso de qualquer empresa, pois apóiam operações essenciais (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 38).

Sistemas de processamento de transações (SPTs) monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são entradas para o banco de dados da organização. No mundo moderno dos negócios, isso significa que eles também são entradas para os sistemas de informações funcionais, sistemas de apoio à decisão, gestão do relacionamento com o cliente, gestão do conhecimento e comércio eletrônico. Os SPTs precisam lidar de modo eficiente com o grande volume, evitar erros, lidar com grandes variações no volume (por exemplo, durante horários de pico), evitar erros e tempo inoperante (downtime), registrar resultados com precisão e segurança, e manter a privacidade e a segurança. Evitar erros especialmente critico, pois os dados dos SPTs são entradas para o banco de dados da organização e precisam ser corretos (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 243).

Independentemente dos dados específicos processados por um SPT, ocorre um processamento bastante padronizado, seja em uma fábrica, empresa de serviços ou organizações governamental. Primeiro os dados são coletados por pessoas ou sensores e são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 244).

De modo geral, as organizações tentam automatizar a entrada de dados do SPT o máximo possível devido ao grande volume envolvido, um processo chamado automação de entrada de dados (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 244).

Em seguida o sistema processa os dados de acordo com uma dentre duas formas básicas: Processamento em lote ou online. No processamento em lote, a empresa coleta dados das transações enquanto elas ocorrem, colocando-as em grupos ou lotes. O sistema, então prepara e processa os lotes periodicamente (digamos, toda noite) (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 244).

No processamento de transações online ( OLTP, Online Transaction Processing), as transações da empresa são processadas on-line assim que ocorrem (KELLY e CEGIELSKI, 2012 p. 244).

Sistemas de Informação Gerenciais e Sistemas de Apoio à Decisão - SIG/SAD

Os sistemas de informação nas empresas podem ser classificados de muitas maneiras, representando diferentes possibilidades de uso. Uma classificação, apresentada por é feita por meio dos níveis hierárquicos a que os sistemas de informação dão suporte: operacional, gerencial ou estratégico (LAUDON & LAUDON, 2001 – Pág. 29).

Os Sistemas de Nível Operacional são direcionados ao suporte das atividades fim da empresa acompanhando a rotina, indicando o nível das vendas, compras, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais. Esses sistemas estão ligados diretamente às operações e o dia-a-dia, e são denominados Sistemas de Informações Transacionais (SIT), formando a base de informações para os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) (LAUDON & LAUDON, 2001 – Pág. 29).

Os Sistemas de Nível Gerencial são direcionados ao controle e monitoramento das atividades relacionadas ao nível operacional, indicando simulações de cenários estruturados, sendo um sistema direcionado a média gerencia, e podem ser divididos em dois tipos de sistemas: os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), que são destinados ao suporte de atividades, agregando dados internos e apresentando resumos das transações operacionais, permitindo acompanhar o andamento e comparar desempenhos e os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), direcionados a apoio à decisão em situações não rotineiras e semi-estruturadas (LAUDON & LAUDON, 2001 – Pág. 29).

Os sistemas de apoio á decisão (SAD) combinam modelos e dados na tentativa de resolver os problemas semi-estruturados e alguns problemas não estruturados, com o envolvimento do usuário. Os SADs são projetados para permitir que os gerentes e analistas da empresa acessem os dados interativamente, manipulem esses dados e realizem análises apropriadas. (KELLY RAINER JR. E CASEY G. , 2011, Pág. 315)

Os SADs trabalha manipulando dados, aprimorando o aprendizado e contribui para todas as tomadas de decisões . Ele também utiliza modelos matemáticos, por fim, possuem as habilidades relacionadas de análise de sensibilidades, análise de verificações hipotéticas e análise de busca de busca de metas. (KELLY RAINER JR. E CASEY G. , 2011, Pág. 315)

Análise de sensibilidade é o estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais partes de um modelo de tomada decisões acarretam sobre as outras partes. As análises examinam o impacto que as mudanças nas variáveis de entrada causam sobre as variáveis de saída. (KELLY RAINER JR. E CASEY G. , 2011, Pág. 315)

Análise de Variação Hipotética. Quem constrói o modelo precisa fazer previsões e suposições sobre os dados de entrada, muitas das quais se baseiam na avaliação de futuros incertos. Os resultados dependem da exatidão dessas suposições, que podem ser altamente subjetivas. A análise de variações hipotéticas tenta determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta. (KELLY RAINER JR. E CASEY G. , 2011, Pág. 315)

Análise de Busca de Metas. A análise de busca de metas representa um método de solução “retroativa”. Ela tenta descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída. (KELLY RAINER JR. E CASEY G. , 2011, Pág. 315)

Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com