TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informações Contábeis

Dissertações: Sistemas De Informações Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Ciências Contábeis

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Recife-PE

2014

1. INTRODUÇÃO

A Ciência Contábil e o seu Sistema de Informação são os grandes responsáveis pelo êxito de empresas grandes, médias e pequenas em um contexto econômico caracterizado por um mundo globalizado e competitivo. Os gestores de empresas estão contando cada vez mais com os relatórios contábeis em busca de informações que possam ser úteis para o gerenciamento empresarial. Para que a contabilidade possa estar bem organizada e em condições de fornecer as informações que seus usuários necessitam, ela precisa do auxílio do sistema de informação contábil e das demais ferramentas da tecnologia da informação disponíveis para a empresa. O Sistema de Informação Contábil é uma importante ferramenta no que diz respeito ao fornecimento de informações aos usuários internos e também externos à empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Informação, dado e comunicação

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Informação enquanto conceito carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.

Na sociedade atual, é de fundamental importância que o trabalho empresarial se faça com base em informações suficientemente completas e precisas para que o desempenho da empresa seja o melhor possível, assegurando, assim, a sua sobrevivência e promoção no mercado. Entretanto, uma má informação pode possibilitar uma tomada de decisão equivocada ao ponto deteriorar toda a estrutura de uma empresa, podendo colocar em jogo cada um dos seus componentes patrimoniais. No entanto, uma informação não tem que ser apenas boa, ela deve também ser rapidamente revelada de modo com que chegue em um momento certo. Por isso, a tecnologia é importantíssima de modo que faz com que a informação ganhe velocidade e cada vez mais valor. A informação é um bem intangível e imensurável, porém, é de grande valor econômico se for útil, reutilizável e desejada.

A primeira etapa desse processo de informação, são gerados DADOS em sua forma bruta, que não servem por si só para se obter informações que levam a uma compeensão, são significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem, sendo insuficientes para tomada de decisões. Com isso, é necessário decodificar esses dados afim de transformá-los em algo mais objetivo e analítico, tornando-se informações.

Um banco de dados é um conjunto de dados aleatórios sobre diversos assuntos que, ao se combinarem de maneira correta, se tornam úteis para a empresa. Feita a combinação destes dados obtemos uma informação que é este conjunto de dados com formas e significados válidos, diminuindo a incerteza para a tomada de decisão em qualquer escala organizacional.

Em último lugar temos a comunicação que é quando a informação é passada para outrem a tornando comum entre duas ou mais pessoas. A informação transmitida, porém não compreendida pelo destinatário, não pode ser chamada de comunicação. Ela é a base para a construção de uma empresa sólida.

2.2 Características e valor das informações

É muito difícil mensurar o valor que uma informação tem para uma empresa. Na grande maioria dos casos é praticamente impossível quantificar quanto custa uma informação em relação a uma quantia em dinheiro, pois a informação é tratada como um ativo intangível.

Cada vez mais as informações tem importância na tomada de decisões estratégicas nas empresas e é nessa hora que as informações mostram seu valor, ajudando na tomada de decisões. Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, o gestor, profissional ou usuário das informações da empresa, pode tomar decisões equivocadas, podendo gerar prejuízos sociais e/ou econômicos para a empresa. As informações tem um fator muito além de apoio as tomadas de decisões segundo Beal (2004), as informações podem ser utilizadas para gerar novos produtos, troca de idéias, entre outros.

Conforme PADOVESE (2000:43), para que a informação seja considerada valiosa, ele deve atender aos seguintes requisitos:

Já para STRASSBURG (2004:56) as características da informação são as seguintes:

O valor da informação está diretamente relacionado com a maneira como ela auxilia os tomadores de decisão a atingirem os propósitos previstos para a empresa.

Desta forma PADOVESE (2000:44) descreve que o conceito de valor na informação

está relacionado com:

a) a redução da incerteza no processo de tomada de decisão;

b) a redução do benefício gerado pela informação versus o custo de produzi-la;

c) o aumento da qualidade da decisão.

2.3 Tecnologia da Informação

Tecnologia da informação, é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, aceder e usar diversas informações. Como a TI pode abranger e ser usada em vários contextos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com