TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Transporte

Casos: Sistemas De Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quais as possíveis causas para a inobservância dos princípios da hierarquização viária? Cite exemplos das causas e das conseqüências deste problema.

Dentre os diversos fatores existentes, podemos enfatizar como uma das maiores causas: a falta de reconhecimento e adoção desta hierarquia.

Outros fatores que também pode ser citados são os congestionamentos, decorrentes de subdimensionamentos de vias arteriais, erros de projeto, acidentes, etc, que resultam em um aumento de tráfego em vias coletoras.

Esses excesso de fluxo e/ou congestionamentos, faz com que os usuários criem rotas alternativas, que utilizam vias coletoras, para evitar esses problemas, ocasionando assim problemas de segurança de trânsito e o desgaste precoce de pavimentos.

3- Quais são os aspectos básicos que devem ser atendidos na definição da hierarquização funcional de uma área ou cidade?

A Hierarquização funcional pode ser definida pelas funções prioritárias das vias decorrentes. Embora seja impossível atender todas as funções e ter eficiência em todas elas, é fundamental definir a prioridade de cada trecho da via, como por exemplo os acessos e deslocamentos, classificando assim as vias em coletoras, arteriais e expressas, definidas no modelo básico, podendo também haver uma quarta classificação a ser utilizada (expressa).

Há a necessidade também de implementar um sistema contínuo, vislumbrando a diminuição das transições entre as funções, tendo assim a capacidade de atender simultaneamente as necessidades de deslocamento e eficiência.

Juntamente com a continuidade do sistema, deve-se inserir transições gradativas (expressa/arterial), para facilitar a adaptação do usuário às novas operações viárias, assegurando uma maior segurança no transito e conforto aos usuários, tornando assim o sistema contínuo e balanceado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com