TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas Operacionais

Sistema Operacional é um conjunto de programas para gerenciar a função de um processador, os principais sistemas operacionais são: Microsoft, Mac Os, Unix, cada um com suas características especificas para cada hardware de um mainframe. Tem como tarefa ligar o computador e inicializá-lo chamado normalmente de Booting.

Um sistema operacional exerce muitas funções para que o computador funcione bem. Algumas das mais importantes são:

• Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.

• Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.

• Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.

• Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.

• Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.

• Usar Interface: gerencia acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos.

Como citado logo acima no artigo cada Sistema Operacional tem sua configuração de Hardware especifica, assim, o Windows Xp não é possível troca-lo por um Windows 8, um sistema de Mac Os é exclusivo para aparelhos da marca Apple sendo eles com o nível tecnológico alto e seu preço acessível a poucos. O Unix é destinado mais aos programadores graças as suas características, o Windows e destinado aos computadores pessoais com a variação de memória RAM não o afetando diretamente.

Os Sistemas Operacionais são divididos em sistemas livres e proprietários, sendo eles:

Livres: caracteriza-se pela liberdade aos usuários, para utilizar seus produtos bem como executar, copiar, estudar e modificar, esses produtos podem ser gratuitos ou comprados dependendo de sua forma de licenciamento o que diferencia o SL (software Livre) dos demais é o direito dado aos seus usuários de conhecer suas estruturas e ter acesso irrestrito ao seu código-fonte, podendo assim reutilizá-lo. Assim o usuário deste pode fazer as mudanças que achar necessária na configuração de sua máquina, mas sempre obedecendo aos direitos autorais do produto.

Proprietários: caracteriza-se por ter o código-fechado, impossibilitando o seu conteúdo a terceiros, bem como sua modificação, ele centraliza-se na venda de programas, visando lucros, sem se preocupar com as necessidades do usuário.

Na aquisição do SP (software proprietário), não basta apenas comprar um CD- ROM, precisa-se de licença de uso, seguindo regras de utilização do programa. O usuário não tem permissão de configurar seu desktop da maneira que deseja, pois, seus programadores visão apenas aos lucros.

Segundo Bill Gates “Software livre é um dos principais rivais da Microsoft.” O uso do SL pode ser uma alternativa econômica viável ao SP, pois pode ser copiado sem que seja pirateado e pode ser alterado já que o código- fonte é aberto para todos, com custo zero.

Os sistemas Operacionais é o responsável pela inicialização e funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com