TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

2 SISTEMAS OPERACIONAIS

Nos anos 50, os computadores precisavam de constante intervenção do homem e não podia usar rotinas programadas. Tudo mudou e se tornou mais simples, quando surgiu o primeiro Sistema Operacional.

Neste item serão descritos alguns sistemas operacionais que foram surgindo ao longo do século XX e XXI.

2.1 Unix

Nos anos 60, a empresa AT&T Bell Labs resolveu criar um software mais simples e objetivo do que era utilizado nos mainframes daquela época. Anos depois surgia o sistema operacional denominado de UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada). Programada apenas para um tipo de máquina, em 1973, o software se tornou código fechado, e foi recodificado para a linguagem C. Em 1977 surgiu o BSD, baseado no Unix, por utilizar parte do código fonte e do design. Antes era apenas uma extensão do Unix com poucas funcionalidades, mas depois também adotou o código fechado. Este sistema operacional era voltado pra universidade e máquinas de grande porte. Em 1991 nascia o Linux, criado por Linus Torvalds, que aproveitou bibliotecas e aplicações do GNU e cujo símbolo é o “Pingüim”, um dos mais importantes da história, pois traz código livre e aberto. Seu criador distribuiu o Kernel do sistema grátis, abrindo as portas para que outros sistemas pudessem ser desenvolvidos e trazer novas experiências para os usuários. Seu desenvolvimento ainda é constante, sempre atualizado para englobar novas tecnologias e melhorias. Em 2003 foi criado o Kurumim, por Carlos E. Morimoto, com base no debian e aproveitou o fato de funcionar direto pelo CD, que havia sido introduzido pelo Knoppix. Também trazia recursos automáticos como o “ClicaAki” (o Painel de Controle do Kurumin), loja simples que baixava e instalava programas com poucos cliques. Foi descontinuado em 2009. A última versão foi a NG 8, baseada no Ubuntu 8, sistema que nasceu em 2004 e é o mais popular com a figura do Pingüim, recebendo duas atualizações anuais e suporte avançado para placas NVIDIA e AMD (TECMUNDO, 2014).

2.2 Apple DOS

O primeiro sistema operacional surgiu em 1978, voltado para os computadores Apple II. Funcionava em discos (não existiam HDs), era bem rudimentar e contava com componentes básicos: um gerenciador de arquivos, um catálogo, funções para abrir e remover dados, programa de inicialização e alguns elementos. Era também de código fechado. Em 1980, com o sucesso do Apple II, surgiu o Apple III, um sistema evoluído pra conquistar o consumidor. A empresa, que tinha a Maçã como símbolo efetuou mudanças. Em 1984 a Apple resolveu simplificar para o consumidor e removeu comandos que assustavam os usuários, substituindo por gestos do mouse. O Mac OS foi a base do sucesso da empresa. Em 2001, depois de trabalhar anos em seu próprio sistema, a Apple lançou o OS X, baseado no Unix, trazendo memória protegida, dock semelhante ao atual, terminal, cliente de email, suporte para OpenGL e outros recursos (TECMUNDO, 2014).

2.3 Xenix e 86-DOS (Q-DOS)

No início, a Microsoft trabalhou com o Unix e não com o MS-DOS. Em 1980 lançou o Xenix para computadores Zilog Z8000, os primeiros com 16 bits. Com o tempo ele se tornou um dos sistemas Unix mais utilizados por usuários domésticos. Depois de alguns anos a Microsoft vendeu os direitos para a Intel e a SCO, passando a trabalhar com o 86-DOS, também de código fechado. Este sistema criado pela Seattle Computer Products, para processadores Intel 8086 não durou muito. A Microsoft comprou e o transformou no MS-DOS (TECMUNDO, 2014).

2.4 MS-DOS/IBM PC DOS

Em 1981 a Microsoft que sempre trabalhou somente com softwares, entrou em parceria com a IBM para vender seu sistema com os PCs, o que foi bem aceito. Com o tempo, foi sendo atualizado e na versão 2.0 já suportava os HDs de 10MB, com estrutura de arquivos em árvore. Em seguida a Microsoft acrescentou o FAT16 e suporte para redes. Era o início do Windows (TECMUNDO, 2014).

2.5 HP-UX

A HP lançou este sistema em 1984 e foi o primeiro a trazer um gerenciador de unidades lógicas e listas de controle de acesso. O sistema foi bem sucedido e hoje é uma plataforma Unix pra grandes servidores (TECMUNDO, 2014).

2.6 AmigaOS

Em 1985 os computadores da AmigaOS chegaram no Brasil. equipados com processadores Motorola e diferentes de todos os outros. Ainda nas versões iniciais, o sistema oferecia interface gráfica. Embora não tenha sido um sucesso, existe ainda hoje e funciona em máquinas com arquitetura PowerPC (TECMUNDO, 2014).

2.7 OS/2

O Operating System/2 foi desenvolvido em 1987 pela Microsoft e a IBM e trazia uma interface gráfica mais evoluída. Criado especialmente para os novos computadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com