TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Monografias: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMAS OPERACIONAIS

Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer e apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários. Sua principal função e controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memória e dispositivos de entrada e saída.

Funções básicas

Um sistema operacional possui inúmeras funções, mas antes de começar o estudo dos conceitos e dos principais componentes e importante saber primeiramente quais são suas funções básicas. Nesta introdução,as funções de um sistema operacional são resumidas em duas. Facilidade no acesso aos recursos do sistema; servir de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando esta um comunicação transparente, alem de permitir um trabalho mais eficiente e com menos possibilidade de erros. Este conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, e denominado ma quina virtual e esta presente na maioria dos sistemas modernos.COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS DE FORMA ORGANIZADAS E PROTEGIDAS: Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos do sistemas computacional, e necessário controlar o uso concorrente desses recursos. Se imarginarmos uma impressora sendo compartilhada, devera existir algum tipo de controle para que a impressão de um usuário não interfira nas dos demais. Novamente e o sistema operacional que tem a responsabilidade de permitir o acesso concorrente a esse e a outros recursos de forma organizada e protegida.

O compartilhamento de recursos permite também a diminuição de custos na medida em que mais usuário pode utilizar as mesmas facilidades concorrentemente , como discos, impressoras, linhas de comunicações, etc.

Hardware: e a parte física de um computador e formado pelos componentes eletrônicos,como por exemplo circuitos de luz, placas utensílios ,correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para o funcionamento do computador.

Software: e qualquer programa de computador que possa ser utilizado, copiado etc.

E a seqüência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas especificas.

Nos primeiros computadores, a programação era realizada em painéis através de fios, exigindo,conseqüentemente um grande conhecimento da arquitetura do hardware e de sua linguagem de maquina. Isso era uma grande dificuldade para os programas da época.

A solução para esse problemas foi o surgimento do sistema operacional que tornou a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente. A partir desse momento,não existia a necessidade de o programador se envolver com a complexidade do hardware para poder trabalhar, ou seja, a parte física do computador tornou-se transparente para o usuário.

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAL: Sistemas monoprogramaveis ou monotarefas: os sistemas monoprogramaveis,como viram a ser conhecidos, se e conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados a execução de um único programa. Neste tipo de sistemas, enquanto um programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com