TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigos Científicos: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  5.224 Palavras (21 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO AO SISTEMA OPERACIONAL

EXEMPLOS DE SISTEMA OPERACIONAL

• MS-DOS

A sigla MS-DOS significa Microsoft Disk Operating System que em português significa Sistema Operacional de Disco. O prefixo MS representa Microsoft, empresa que criou o sistema. Este programa foi desenvolvido para permitir ao usuário realizar todas as funções básicas e essenciais necessárias no computador.

O MS-DOS é o Sistema Operacional mais utilizado e faz parte do Software Básico (programa indispensável ao funcionamento do computador). É um programa que se encarrega do Hardware do computador, por isso que é muito especial. Com pouquíssimas exceções, qualquer outro programa que é executado em seu computador é executado com a ajuda do DOS, em outras palavras o DOS é o programa que gerencia os componentes básicos do computador e os aloca a seus programas quando necessário. O DOS fica sob seu controle e existe para fornecer-lhe uma forma de comunicar suas instruções ao computador. Você informa instruções ao DOS através de comandos que ele reconhecerá. A maior parte desses comandos consistem em palavras baseadas na língua inglesa, pôr exemplo: copy, rename, date,time, label etc.

• UNIX

As raízes do UNIX datam de meados dos anos 60, quando a AT&T, Honeywell, GE e o MIT embarcaram em um massivo projeto para o desenvolvimento de um utilitário de informação, chamado Multics (Multiplexed Information and Computing Service).

Multics era um sistema modular montado em uma bancada de processadores, memórias e equipamentos de comunicação de alta velocidade. Pelo desenho, partes do computador poderiam ser desligadas para manutenção sem que outras partes ou usuários fossem afetados.

Em 1973 o UNIX foi reescrito em C, talvez o fato mais importante da história deste sistema operacional. Isto significava que o UNIX poderia ser portado para o novo hardware em meses, e que mudanças eram fáceis. A linguagem C foi projetada para o sistema operacional UNIX, e portanto há uma grande sinergia entre C e UNIX.

Em 1975 foi lançada a V6, que foi a primeira versão de UNIX amplamente disponível fora dos domínios do Bell Labs, especialmente em universidades. Este foi o início da diversidade e popularidade do UNIX. Nesta época a Universidade de Berkley comprou as fontes do UNIX e alunos começaram a fazer modificações ao sistema.

Surgiram outras versões com a inclusão de novas características.

O 4.2 BSD foi talvez umas das mais importantes versões do UNIX. O seu software de conexão de redes tornava muito fácil a tarefa de conectar computadores UNIX a redes locais. Nessa versão é que foram integrados os softwares que implementam TCP/IP e sockets.

O 4.4 BSD foi lançado em 1992 para várias plataformas: HP 9000/300, Sparc, 386, DEC e outras, mas não em VAX. Entre as novas características estão:

Novo sistema de memória virtual baseado em Mach 2.5

Suporte ISO/OSI (baseado em ISODE)

A Sun Microsystem também lançou a sua versão do UNIX a partir do BSD. Isto ocorreu até a versão SunOs 4.x. A nova versão, SunOs 5.x está baseada no SVR4, embora tenha herdado algumas características do SunOs 4.x. O novo sistema operacional da Sun, Solaris 2.x, engloba SunOs 5.x, Open Network Computing e Open Windows. É o solaris que provê o pacote de compatibilidade entre os BSD/SunOs e o SVR4/SunOs 5.x.

A Microsoft também lançou uma versão do UNIX, chamada XENIX, que rodava em PCs. Este sistema era inicialmente baseado na Versão 7, depois herdou características dos SIII e depois do SV.

• WINDOWS NT

O Microsoft Windows NT começou a surgir em 18 de setembro de 1996, quando a Intel Corporation e a Microsoft Corporation anunciaram que estavam trabalhando no desenvolvimento de um novo sistema operacional para a futura família de processadores de 64 bits da Intel. O Windows NT é o sistema operacional da próxima geração, visando operar PCs até boa parte do próximo século. Foi projetado para ser um sistema operacional portável, capaz de se adequar facilmente a diversas plataformas de hardware, incluindo ambientes de um só processador e de múltiplos processadores.

Ele poderá ser facilmente estendido ou aperfeiçoado conforme o hardware evoluir. Pôr se mover para uma implementação completa de 32 bits, deixou para trás muitos cacoetes e problemas associados aos sistemas mais antigos de 16 bits.

Uma meta primária do Windows NT foi a compatibilidade com outros sistemas operacionais para PCs e com os programas projetados para rodas sob eles. Ou seja, o Windows NT foi projetado para permitir compatibilidade regressiva com a grande base de aplicações para PC existentes.

O Windows NT também foi projetado para satisfazer ou exceder os padrões atuais de desempenho. Um outro aspecto importante é que ele pode rodar em computadores com múltiplas CPUs.

• WINDOWS 95

Criado pela Microsoft Corporation o Windows 95 é um software básico classificado na categoria de "Sistema Operacional". Ele cria uma interface gráfica para o usuário (GUI - Graphical User Interface) para proporcionar a este uma comunicação mais intuitiva e fácil com o computador. Este software usa a metáfora da mesa de trabalho (desktop) para dispor e arranjar informações gráficas e textuais na tela. O usuário tem acesso a essas informações através do mouse, que é usado para abrir janelas, selecionar opções, acionar vários objetos através de ícones, mover, copiar, renomear ou excluir arquivos, executar programas, etc.

O Windows 95 incorporou um conjunto de tecnologias que, somadas as inovações de sua interface, significam uma autêntica revolução no uso de micros.

Uma das mudanças refere-se a própria interface gráfica, que evoluiu para facilitar ainda mais a maneira como o indivíduo se relaciona com o equipamento. Essa melhoria beneficia tanto usuários que conhecem pouco ou quase nada de microinformática quanto profissionais.

Outro avanço significativo é o suporte Plug-and-Play - ligue e use - automatizando totalmente a instalação e configuração da máquina.

Esta tecnologia acaba com os problemas de instalação de placas e outros periféricos, pois autoconfigura os componentes e põe fim aos conflitos de endereço e interrupção de memória.

O Windows 95 não traz apenas mudanças na interface. Sua grande mudança ocorreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com