TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Matéria: Sistemas Operacionais

Atividade do Ciclo de Aprendizagem 2

1) Aponte as desvantagens de se manter uma lista de processos bloqueados de acordo com prioridade de cada processo.

A desvantagem de manter uma lista de processos bloqueados de acordo com prioridade de cada processo, é a espera, uma vez que os processos de alta prioridade estarão sendo executados até seu término.

2) Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura de disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retornar ao processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mais lembre-se de deixar as explicações registradas.

Processo

Processo Pronto Execução

Processo Bloqueado

Quando um processo esta sendo executado e necessita de outro recurso, o qual não disponível naquele momento, ele ocupa o estado de bloqueado, até que o recurso seja liberado. Uma vez liberado o recurso, esse processo entra em estado de pronto, e aguarda na fila até que o escalonador o escolha para ocupar a CPU novamente, ou seja, o estado de execução.

3) Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando-se na teoria estudada.

O valor ideal pode ser obtido através de um balanceamento entre as cargas dos processos, assim, não seria extenso demais ou demasiadamente curto, (o que poderia sobrecarregar o sistema ou danifica-lo) podendo atender esses processos sem afetá-los.

4) Além das vantagens na utilização dos processos-filhos, quais seriam os riscos? Justifique.

A vantagem na utilização dos processos-filhos é que trabalham concorrentemente, e isso ajuda a controlar a aplicação do processo. O risco está na eliminação do processo-pai, o que acarretaria na perca de todos os processos-filhos, uma vez que possuem estrutura hierárquica. A também uma desvantagem, que esta relacionada à utilização dos subprocessos, conforme aumenta a utilização de subprocessos, há desperdício de tempo gasto com a criação e eliminação desses subprocessos.

5) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica a sequência correta na seleção de processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento FIFO.

a) 3, 6, 8.

b) 6, 9, 3.

c) 9, 6, 3.

d) 8, 3, 6.

e) 9, 3, 6. Correta

6) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indique corretamente a sequência de execução dos processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento SPF. Considere que todos os processos chegaram juntos ao processador.

a) 9, 6, 3.

b) 3, 9, 6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com