TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigos Científicos: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  13.576 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramaveis?

R: Concorrência é o princípio básico para projeto e implementação de sistemas multiprogramaveis. As técnicas da concorrência está presente nos sistemas multiprogramaveis através de técnicas como interrupções, exceções, buffering, spooling e reentrância são fundamentais para um sistema operacional multiprogramavel.

2) Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implantação da multiprogramação?

R: Porque torna possível a implementação da concorrência nos computadores, tendo como elemento básico a multiprogramação para o possível desenvolvimento e evolução das maquinas.

3) Explique o mecanismo de funcionamento de interrupções?

R: Basicamente tem como o devido processo que um sinal de interrupção é gerado para o processador e, após o termino da execução da instrução, o processador identifica o pedido de interrupção, os registros e os conteúdos daquele processo são armazenados na máquina, e o processador verifica qual a rota de tratamento será executada e em seguida carrega os arquivos e os endereços do processo e retoma o procedimento do programa de onde parou.

4) O que são os eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?

R: Evento síncronos são eventos que só podem ocorrer um de cada vez, e está relacionado ao mecanismo de execução devido a execução ser resultante direto de uma instrução do programa.

Eventos assíncronos são eventos imprevisíveis, ou seja, podem ocorrer muitas vezes, e as interrupções são decorrentes destes eventos, visto que, não são relacionados `a qualquer instrução de programa.

5) Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção?

R: Exemplos como; divisão de um numero por zero, ocorrência de overflow em uma operação aritmética e outras.

6) Qual a vantagem da E/S controla por interrupção comparada com a técnica de spooling?

R: A operação de E/S controlada por interrupção é mais eficiente que a controlada por programa(spoolings), já que elimina a necessidade de o processador esperar pelo termino da operação além de permitir que várias operações de E/S sejam executadas simultaneamente.

7) O que é DMA e qual a vantagem desta técnica?

R: DMA é uma técnica que possibilita a transferência de dados, que permite um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos de E/S sem a intervenção do processador, exceto no início e no final de transferência.

8) Como a técnica de buffering permite aumentar a concorrência em sistema computacional?

R: A técnica permite aumentar a ocorrência em um sistema porque ela minimiza o problema da disponibilidade da velocidade de processamento existente entre processador e os dispositivos de E/S. Portanto, a técnica mantem o processador e dispositivos de E/S ocupados na maior parte do tempo.

9) explique o mecanismo de spooling de impressão?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com