TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Dissertações: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  2.610 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais são os três principais objetivos de um sistema operacional?

2. Liste as quatro etapas necessárias para executar um programa em uma máquina completamente dedicada.

3. Qual a principal vantagem da multiprogramação?

4. Quais as principais diferenças entre os sistemas operacionais para mainframes e para computadores pessoais?

5. Em um ambiente de multiprogramação e de tempo compartilhado, vários usuários compartilham o sistema ao mesmo tempo. Essa situação pode resultar em vários problemas de segurança.

a) Quais são dois desses problemas?

b) Podemos garantir o mesmo grau de segurança em uma máquina de tempo compartilhado que temos em uma máquina dedicada? Explique.

6. Defina as propriedades essenciais dos seguintes tipos de sistemas operacionais:

a) Batch;

b) Interativo;

c) Tempo compartilhado;

d) Tempo real;

e) Rede;

f) Distribuído;

7. Enfatizamos a necessidade de o sistema operacional fazer uso eficiente do hardware do computador. Quando c apropriado para o sistema operacional abandonar esse princípio e "desperdiçar'recursos? Por que esse sistema na verdade não é um desperdício?

8. Em quais circunstâncias um usuário ficaria melhor se estivesse usando um sistema de tempo compartilhado em vez de um PC ou uma estação de trabalho exclusiva?

9. Descreva as diferenças entre multiprocessamento simétrico e assimétrico. Quais as três vantagens e uma desvantagem de sistemas com múltiplos processadores?

10. Qual é a principal dificuldade que um programador deve superar quando estiver escrevendo um sistema operacional para um ambiente de tempo real?

11. Considere as várias definições de sistema operacional. Considere se o sistema operacional deveria incluir aplicações como navegadores Web e programas de e-mail. Apresente argumentos para as duas possibilidades e justifique sua resposta.

Respostas

1. Fornecer os dispositivos de entrada/saída (I/O, Input/Output), gerenciamento da memória (o SO deve alocar a memória para diversos tipos de tarefas) e escalonamento de CPU (o SO deve escolher entre diversas tarefas prontas para executar).

.

2. Usuários, programas, software e sistema operacional.

3. Melhora o desempenho e permiteo compartilhamento de tempo que muitos usuários faça uso do sistema de computação, de forma interativa ao mesmo tempo.

4. São maiores e caros os projetos diferentes.Já os sistemas paralelos têm mais de uma CPU em comunicação direta; as CPUs compartilham o barramento e, às vezes, compartilham memória e dispositivos periféricos e essessistemas podem fornecer maior produtividade e melhor confiabilidade.

5.

a. Deadlock (travamento do sistema)esão difíceis e caros de construir .

b. Sim, Porque cada ação ou comando tende a ser curto (1 segundo), um pequeno tempo de CPU é necessário para cada usuário e suas demandasdando a impressão de exclusividade e com todos os recursos disponíveis.

6.

a. Eramsimples,sua principal função era transferir o controle automático de uma tarefa para a próxima e o sistema operacional estava registrada em lotes de memória.

b. Um sistema de computação interativo permite a comunicação direta entre o usuário e o sistema. O usuário passa instruções ao sistema operacional ou a um programa diretamente, usando um teclado ou um mouse, eespera por resultados imediatos.

c. Forneceram um ambiente no qual os vários recursos do sistema (por exemplo, CPU, memória, dispositivos periféricos) eram utilizados de forma eficaz, mas não permitia a interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com