TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas abertos e sistemas fechados

Tese: Sistemas abertos e sistemas fechados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

3.2.3 - Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Embora seja pressuposto básico do sistema a sua relação das partes do sistema (seus subsistemas e supersistemas), o grau de interação e interdependência entre essas partes varia. Alguns sistemas são mais sensíveis à influência do meio que os cerca, porque necessitam de elementos que se encontram fora dele para sobreviver. Outros, são mais invulneráveis, ou seja, menos sensíveis, menos afetados pelo meio externo. A isso chamamos sistemas abertos e sistemas fechados.

Sistemas fechados -> são considerados fechados os sistemas cujo resultado final do seu processamento é determinado pelo estado inicial. Se as condições iniciais ou o processo forem alterados, o resultado final será igualmente alterado; caso contrário, nada acontecerá. Isto significa que eles são mais invulneráveis, menos influenciados pela ação externa; sobrevivem independentemente das condições externas. São exemplos de sistemas fechados os físicos e os mecânicos (máquinas e motores).

Sistemas abertos -> são considerados sistemas abertos todos os sistemas vivos, definidos como um sistema de troca de matéria com seu ambiente, representando possibilidade de aumentar, diminuir, alterar e anular os elementos que o compõem. Sua sobreviência está diretamente relacionada com o meio que os cerca. Trocam energia, material com o meio; estão em constante interação com o ambiente. Esse modelo é fundamentalmente não mecanicista, e seus melhores exemplos são os organismos vivos (corpo humano, por exemplo) e as organizações.

3.2.4 - Eficiência x Eficácia

Eficiência e eficácia são qualidades que se referem ao esforço para se atingir os fins propostos de uma organização. Com focos de ação diferentes, ambas são importantes e devem ser cultivadas. A cada situação, ação, atuação ou negócio, uma pode se sobrepor à outra, mas, só consegue atingir os objetivos finais se completada com a outra..

Eficiência -> foco no fazer as coisas “certo”; preocupação com o melhor modo de realizar um trabalho, a melhor ferramenta, o menor tempo, com a maior qualidade do processo; é o “fazer bem feito”. Cuida de fazer as coisas bem, resolver problemas, salvaguardar recursos, cumprir com o dever, reduzir custos.

Eficácia -> fazer as coisas certas; preocupação com os resultados, com a efetividade do processo, com seus fins; é fazer as coisas “certas”. Cuida de fazer as coisas certas para os resultados esperados, produzir alternativas criativas. Maximizar recursos, obter resultados, aumentar lucros.

Esses conceitos não se contrapõem, nem se contradizem; ao contrário, se completam. A excessiva preocupação com a eficiência pode fazer perder a noção e importância dos fins a serem atingidos. A excessiva preocupação com a eficácia pode tornar o processo ineficiente, e, portanto, pode comprometer o atingimento dos fins. o cuidado com a eficiência e em quais é importante o tratamento mais eficaz.

3.2.5 – Ecossistema, Ambiente, Meio ou Entorno do Sistema

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com