TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de apoio à decisão

Projeto de pesquisa: Sistemas de apoio à decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

1 APRESENTAÇÃO

A crescente complexidade dos sistemas de informação e a dificuldade de apresentação da sua estrutura aos diversos interessados, incluindo utilizadores e informáticos, motivou um conjunto de esforços no sentido de formalizar a respectiva apresentação de modo a garantir a integração dos diversos componentes de informação da organização.

Neste trabalho estaremos abordando as documentações do Caso de Uso Controlar Usuário; as técnicas de modelagem e relacionamento, suas classificações e a cardinalidade, bem como os conceitos de modelos de processos de software, dando ênfase aos modelos ágeis e revolucionários, ajudar a tomada de decisão, controlar a evolução da organização e coordenar as diferentes componentes de atividade da empresa.

2 ANÁLISE SITUACIONAL

2.1. Situação Atual:

Na atualidade, com o legado dos sistemas de informação cada vez mais presente nos dias atuais, o dia-a-dia torna-se inviável e impensável que uma empresa gerencie seus processos transacionais de maneira manual, utilizando lápis e papel ou até mesmo planilhas.

Este trabalho descreve o processo de análise e projeto de um Sistema de Informação Gerencial visando o controle das atividades administrativas relacionadas ao estoque, procurando gerenciar de maneira informatizada a cadeia de clientes, fornecedores e fluxos de entradas.

O desafio da nossa equipe de desenvolvedores é fazer um trabalho de levantamento das necessidades de uma empresa que está em crescimento devido a vários empreendimentos imobiliários que estão no entorno local, com o aumento das vendas avaliou-se a necessidade de implementar um sistema para controlar os processos básicos da empresa.

O desenvolvimento do trabalho justifica-se pelo fato da empresa não possuir um controle integrado dos processos de compras, estoque, faturamento e vendas, fazendo com que a administração tenha um controle impreciso dos processos operacionais, gerando custos adicionais e falta de informações precisas.

2.2. Mapeamento dos Sistemas de Informação:

Os sistemas de informação podem ser entendidos como o conjunto de partes que interagem entre si, interagindo-se para armazenar dados e geras informações para contribuir nas decisões. Quando utilizam a tecnologia da informação, é o conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software (ALTER,1996; STAIR,1998;REZENDE,199).

Sistemas de Informação (SI) são sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento a recuperação e a disseminação de informações. SI são hoje, quase sem exceção, baseados no computador e apoiam as funções operacionais, gerencias e de tomada de decisão existentes na organização.

Podemos classificar alguns Sistemas de Informação em:

Sistemas Transacionais

Sistemas Executivos

Sistemas de Apoio à Decisão

Sistemas transacionais

Os sistemas de processamento de transações são sistemas que registram informações sobre transações, como vendas, para empresas, ou notas de curso, para universidades.

São sistemas operacionais não integrados, atendem em geral à área administrativa - financeira, controlam, na maioria das vezes, o fluxo de informações financeiras, e os usuários finais esboçam certa resistência a utilizá-los. Os sistemas de folha de pagamento, contabilidade, controle de estoques, contas a pagar e a receber, faturamento, etc., são exemplos de SI transacionais.

Eles são como eu poderia dizer: da classe operaria, do povão, faz todo o trabalho sujo das organizações, limpa a mesa dos diretores.

Por quê? Porque os sistemas transacionais estão na base da pirâmide dos sistemas computacionais.

Também conhecidos como sintéticos ou ainda OLTP – Online Transactional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com