TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de produção

Projeto de pesquisa: Sistemas de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.025 Palavras (17 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 17

CAPÍTULO UM

PRODUÇÃO

1. As Empresas

2. Mercadorias e Serviços

3. Sistemas de Produção

4. Fatores de Produção e Recursos Empresariais

5. Capital Financeiro e Capital Econômico

6. Questões para Revisão

Vivemos em uma sociedade de organizações. Isto significa que nascemos em organizações, crescemos em organizações, aprendemos em organizações, fazemos esportes e lazer em organizações, trabalhamos em organizações e até para morrermos dependemos das organizações. Quase tudo - senão tudo - é feito em organizações. Elas são tão numerosas e diversificadas que quase não percebemos a sua presença: são as indústrias, o comércio, as escolas e universidades, as financeiras, os clubes, as repartições públicas, as empresas estatais, o exército, a igreja, os hospitais etc. Em suma, as organizações existem para produzir alguma coisa. A produção é o objetivo fundamental de toda e qualquer organização.

1. AS EMPRESAS

As empresas também são organizações. Na realidade, as empresas são organizações sociais, porque são compostas de pessoas que trabalham em conjunto. Uma melhor definição diria que as empresas são organizações sociais que utilizam determinados recursos para atingir determinados objetivos. Elas exploram um determinado negócio visando determinado objetivo. O objetivo pode ser o lucro ou simplesmente o atendimento de determinadas necessidades da sociedade (como nas empresas não lucrativas) sem a preocupação com o lucro.

As empresas nascem, crescem e até podem morrer, como qualquer organismo vivo. Na medida em que são bem sucedidas em relação aos seus objetivos, as empresas tendem a sobreviver. Se o sucesso é maior, elas tendem a crescer. Sobrevivência e principalmente o crescimento são sinais de sucesso empresarial.

As empresas podem ser classificadas de acordo com alguns atributos, a saber: sua propriedade, seu tamanho e seu tipo de produção.

Vejamos as principais classificações de empresas.

a) Classificação quanto à propriedade

Quanto ao proprietário, isto é, quanto a quem detém o poder de comando e decisão, as empresas são classificadas em:

1. Empresas públicas: são de propriedade do Estado. Constituem o chamado setor público e seu objetivo é o bem-estar social. Por isso são empresas não lucrativas, voltadas para o beneficio da sociedade em geral. Exemplos: Telebrás (e suas associadas, como a Telesp, a Telerj etc.), Eletrobrás (e suas associadas, como a Eletropaulo, a Eletrominas etc.), Caixa Econômica Federal, as Caixas Econômicas estaduais, etc.

2. Empresas privadas: são de propriedade de particulares. Fazem parte da iniciativa privada e constituem o chamado setor privado. Seu principal objetivo é o lucro. Exemplos: Villares, Volkswagen, General Motors, Mesbla, Grupo Pão de Açúcar etc.

3. Empresas mistas: são as sociedades por ações de participação pública e privada, simultaneamente. Geralmente, a União, os Estados ou os Municípios são os sócios majoritários, detendo a maioria das ações e, portanto, o controle acionário e administrativo. São empresas que prestam serviços de utilidade pública ou de segurança nacional. Exemplos: a Petrobrás, o Banco do Brasil etc.

Figura 1.1 Classificação das empresas quanto à propriedade.

b) Classificação quanto ao tamanho

O tamanho representa o porte da empresa e o volume de recursos de que ela dispõe para suas atividades. Quanto ao tamanho, as empresas podem ser classificadas em:

1. Empresas grandes: são as empresas de grande porte e de enorme volume de recursos (tamanho das instalações, volume de capital envolvido, número de empregados). Essas empresas, em geral, possuem mais de 500 empregados. Exemplos: Rede Ferroviária Federal, Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional etc.

2. Empresas médias: são as empresas de porte intermediário e de volume razoável de recursos. Possuem de 50 a 500 empregados. As empresas médias são conhecidas em sua região, mas praticamente desconhecidas em nível nacional.

3. Empresas pequenas: são as empresas de pequeno porte, pequeno volume de recursos e com um número de empregados inferior a 50. Na pequena empresa ocorre um fenômeno interessante: o administrador - geralmente o proprietário - enfeixa o comando de todas as diferentes áreas funcionais da empresa (como a área comercial, de produção, financeira, de pessoal), não havendo um segundo nível diretivo para essas responsabilidades. As empresas pequenas quando menores podem ser chamadas de miniempresas: é o caso de empresas com menos de 10 empregados. Quando menores ainda, são chamadas microempresas. Há até o caso das chamadas empresas individuais: as empresas com uma só pessoa que oferece seus serviços não como profissional, mas como pessoa jurídica. É enorme a quantidade e a diversidade das pequenas empresas.

As Maiores Empresas do Brasil em 2007

(em vendas)

Empresas Privadas Empresas Públicas e Mistas

1. Ambev

2. Ipiranga

3. Volkswagen

4. Telemar

5. Telefônica

6. Vale

7. General Motors

8. Shell

9. Fiat

10. Brasken 1. Petrobrás

2. BR Distribuidora

3. Refap

4. Cemig Distribuição

5. Empresa de Correios e Telégrafos

6. Eletrobrás

7. Sabesp

8. Furnas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com