TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slaides final

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.346 Palavras (50 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU 

JUCIANE LIANARA PORTO

LUCIANA GARCIA 

O TEATRO NA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO E SOCIALIZAÇÃO

BAURU

2014

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU 

JUCIANE LIANARA PORTO

LUCIANA GARCIA 

O TEATRO NA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO E SOCIALIZAÇÃO

Trabalho de Conclusão de curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Bauru, como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Esp. Regina Estela Correia Leite.

BAURU

2014

JUCIANE LIANARA PORTO

LUCIANA GARCIA

A banca examinadora dos trabalhos de TCC do curso de Pedagogia realizada em ______/______/______ considerou as(os) candidatas (os):

(  ) Aprovadas (os)                                (  ) Reprovadas (os)

Examinadora (a)

Examinadora (a)

Examinadora (a)

BAURU

2014

AGRADECIMENTO DO GRUPO

        Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos dado saúde e força para superarmos as nossas dificuldades.  A esta Faculdade, seu Corpo Docente, Direção e Administração.

        A nossa orientadora Regina Estela Correia Leite, nossos sinceros agradecimentos por sua total disposição de sempre nos ajudar, por ser flexível e exigente ao mesmo tempo, pelo incentivo e pelo apoio.  Nós a admiramos imensamente e desejamos que durante nossa vida profissional possamos carregar um pouco do que ela nos trouxe para nossa formação e consequentemente para nossa vida. Obrigada por tudo que nos acrescentou!

AGRADECIMENTO INDIVIDUAL

        Agradeço primeiramente а Deus, qυе permitiu qυе tudo isso acontecesse, ао longo da minha vida, е não somente nestes anos como universitária, mas em todos os momentos, é o maior mestre qυе alguém pode conhecer.

        Dedico todas as minhas conquistas aos meus amados pais Juarez e Lucimara, ao meu irmão Jairo e ao meu namorado Wagner. Deus os abençoe pelo amor, carinho, companheirismo, estímulo, apoio incondicional e compreensão que me dispensaram е pela capacidade de me trazerem paz na correria de cada semestre.

        À minha professora orientadora Regina Estela Correia Leite qυе teve paciência е qυе me ajudou bastante a concluir este trabalho, aos meus Professores e à Coordenadora do meu curso Lane Mary Faulin Gamba, qυе foram tão importantes na minha vida acadêmica.

        E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

Juciane Lianara Porto

AGRADECIMENTO INDIVIDUAL

        Em primeiro lugar agradeço а Deus qυе iluminou о meu caminho durante esta jornada.

        Ao meu esposo Paulo, qυе de forma especial е carinhosa me deu força е coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades, às minhas filhas, Letícia е Larissa, qυе embora não tivessem conhecimento disto, iluminaram de maneira especial os meus pensamentos, me levando а buscar mais conhecimento.

        A minha mãe Regina, a quem eu rogo todas as noites а minha existência, e a minha patroa Denise Ferrari pelo seu apoio e incentivo.

        A minha orientadora, Regina Estela Correia Leite, pelo empenho dedicado à elaboração deste trabalho e a todos os meus professores por me proporcionarem о conhecimento no processo de formação profissional.

        A todos qυе direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, о meu muito obrigado.

Luciana Garcia

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.

Paulo Freire

RESUMO

O presente estudo tem como tema o teatro na escola, como instrumento de expressão e socialização, mostrando a importância das atividades teatrais junto a crianças na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Seu objetivo é compreender melhor a influência do Teatro para o desenvolvimento do aluno, identificando os aspectos que são mais desenvolvidos no educando e refletindo sobre os mesmos. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Mediante a contribuição dos autores estudados, pode-se afirmar que o teatro é um meio de comunicação desde suas origens remotas e que vem desempenhando diversos papéis nas sociedades através dos tempos, sendo que um deles é o papel pedagógico. Ficou evidente também que a necessidade de simbolização, assim como a capacidade espontânea para a imitação desde a infância, no jogo de faz-de-conta e sua evolução para a representação dramática e artística, é algo natural nos seres humanos. Considerando que através do teatro a criança expressa-se, comunica-se e sociabiliza-se, o professor tem o importante papel que é a mediação da relação da criança com o conhecimento, assim como na constituição da sua identidade e autonomia.

         

        

Palavras-chave: Educação infantil. Didática. Teatro.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 - BREVE HISTÓRIA DO TEATRO        

2 - TEATRO: UMA ATIVIDADE ESCOLAR        

2.1 O teatro na educação        

2.2 O teatro e a configuração de um processo comunicativo        

2.3 A Atividade Social do teatro na escola        

3 - DA TEORIA À PRÁTICA: BRINCANDO DE VIVER “A PEÇA”        

3.1 Sinopse do episódio específico        

3.2 Aspectos relevantes do vídeo        

3.3 O que o aluno poderá aprender ou desenvolver com a atividade        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.1 Kb)   pdf (410.4 Kb)   docx (171.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com