TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

So Pra Participar

Dissertações: So Pra Participar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

É um helminto nematódeo de 0,3 a 1,0 cm, conhecido como oxiúrus. Morfologicamente, apresenta como característica do verme adulto um par de asas cefálicas.

Após o acasalamento, o macho é eliminado com as fezes e a fêmea adulta (1) se dirige até o ânus para fazer a ovipostura, principalmente à noite. Com freqüência, não consegue retornar para a ampola retal, morrendo nesse local. Os ovos (2) maturam rapidamente na pele da região perianal ou no solo, apresentando larvas infectantes. Então, os ovos maduros devem ser ingeridos pelo hospedeiro para a continuidade do ciclo.

Os ovos ingeridos eclodem no intestino delgado. As larvas migram pela mucosa intestinal até o ceco e intestino grosso, onde atingem a maturidade. O período pré-patente é de um a dois meses.

Provocam poucas lesões significativas na mucosa. Na região perianal e períneo, pode haver laceração da pele, com hemorragia, dermatite e infecções secundárias. Localizações ectópicas podem se manifestar como uretrite e vaginite. As manifestações incluem prurido anal intenso, especialmente à noite; náuseas, dor abdominal, emagrecimento, diarréia.

A contaminação entre pessoas da mesma casa é comum. Hábitos de higiene corporal e limpeza de roupas íntimas, toalhas e lençóis previne a infecção.

Enterobius vermicularis - fêmea.

Enterobius vermicularis - Detalhe da cabeça para mostrar asas cefálicas (setas).

Enterobius vermicul O ancylostoma braziliense é uma espécie de ancilóstomo parasita que infeta a pele e o trato intestinal de hospedeiros definitivos como cães e gatos. Embora humanos também possam ser infectados, são hospedeiros indefinitivos. Ancilóstomos se alimentam de sangue e podem causar perda crônica de sangue e anemia. O ancylostoma braziliense infeta seu hospe Estágio de ovo

Inicialmente, os ovos dos vermes passam através do trato intestinal do hospedeiro e são eliminados do corpo pelas fezes. Dentro de dois dias, os ovos eclodem no solo quente e úmido. A larva continua vivendo no solo por mais de 30 dias, esperando um contato com o hospedeiro.

Estágio larval raditiforme

Após os ovos eclodirem, as larvas crescem e trocam de pele duas vezes. Os ancilóstomos, nessa primeira fase do estágio larval, são conhecidos como larvas raditiforme. Elas vivem em fezes ou solos contaminados.

Estágio filarióide

Depois de fazerem a muda pela última vez, as larvas entram no estágio filarióide, durante o qual são consideradas contagiosas. As larvas filarióides podem viver mais de um mês no solo. Quando um hospedeiro entra em contato com o solo contaminado, elas penetram através da pele e se movem pelo sistema circulatório onde são levadas até os pulmões. Os hospedeiros podem ser definitivos, que fornecem um ambiente para o ciclo de vida completo do parasita, começando e terminando no trato intestinal ou podem ser indefinitivos, onde as larvas ficam presas na pele, incapazes de se reproduzir. Também conhecida como "erupção assustadora", as larvas não podem amadurecer e andam sem direção dentro do tecido cutâneo. Algumas acabam entrando mais fundo no tecido depois de migrarem pela pele. A transmissão para um hospedeiro mais jovem pode acontecer através das glândulas mamárias. No hospedeiro definitivo, algumas larvas saem pelos pulmões, entram nos alvéolos e viajam até a árvore traqueobrônquica. Eventualmente, o hospedeiro tosse e acaba engolindo-as. Elas passam através do trato digestivo para o intestino delgado, onde atingirão o estágio adulto.

Estágio adulto

No hospedeiro definitivo, o ancilóstomo adulto se prende à parede do intestino delgado, se alimenta de sangue e se reproduz. As fêmeas depositam os ovos no trato intestinal para repetir o ciclo de vida. As larvas adultas podem viver por mas de 2 anos no intestino do hospedeiro.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito através da procura de ovos em uma amostra recente de fezes. Exames sanguíneos para anemia e deficiências nutricionais, particularmente ferro, pode ajudar no diagnóstico da doença. Drogas anti-parasitas como albendazol são usadas no tratamento da infecção.

deiro quando um cão, gato ou ser humano entra em conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com