TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o seu entendimento de gerenciamento de crise em uma empresa aérea

Por:   •  6/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Gerenciamento de Crise.

Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

Tarefa 2

Aplicação de gerenciamento de crise: planejamento, operação e suporte.

Tema: Sobre o seu entendimento de gerenciamento de crise. O texto deve abordar ações e métodos que um gerente de crise de uma empresa aérea deve exercer com o apoio dos demais gestores empresarias (Financeiro, Manutenção, Segurança etc.) para mitigar e evitar um acidente aéreo e um caos econômico ou financeiro, que a empresa possa enfrentar em uma situação de crise.

  Na nossa atual disciplina sobre gerenciamento de crise com foco na indústria aérea abordamos um aspecto geral de todo cenário mundial e situações macroeconômicas que podem influenciar no setor aéreo, que é um setor extremamente cíclico. Na unidade 1 estudamos o impacto do cenário macroeconômico e as estruturas das empresas áreas, além das ofertas e demandas da aviação civil. Podemos citar inicialmente que as empresas aéreas devem ter uma organização econômica no dia a dia com os custos e lucros, já que os principais custos operacionais da empresa está ligado a setores que são extremamente difíceis de ser prever, e que qualquer movimentação de algum país pode alterar esses custos como por exemplo nos dias atuais a guerra da Russia e Ucrania, houve alteração no barril de petróleo. Podemos citar vários acontecimentos que fazem o preço do barril do petróleo subir o descer, outro exemplo mais recente pode ser a pandemia causada pela COVID-19 que prejudicou diversos PIB’S ao redor do mundo, causando o aumento do Dólar. Quase 25% dos custos de uma empresa aérea é o combustível, quando há uma alteração da taxa de cambio ou da compra de commodities (petróleo) por exemplo consequentemente altera o balanço financeiro das empresas. Citado novamente a taxa cambial, os gestores das empresas precisam estar constantemente atentos a essas variações, já que além do preço dos combustíveis altera também os seguros das aeronaves, as manutenções e até mesmo o arrendamento dos aviões. 47% dos custos operacionais das empresas são cotados na moeda estrangeira Dólar (sendo 25% combustível e outros 22% sobre os outros exemplos citados). Outro fator extremamente importante que as empresas precisam manter atenção é que o faturamento como por exemplo passagens e programas de fidelidades são vendidos em reais e os custos em outra moeda. Nesta parte podemos concluir que dólar alto significa mais custos para as empresas brasileiras. Próximo parágrafo focaremos na economia nacional.

    Um fato importante que devemos enfatizar que é um dado importante para se analisar sobre ofertas e demandas do mercado da aviação é a economia nacional, quando o país está economicamente bem, consequentemente mais pessoas buscam o setor aéreo para turismo, empresarial e até mesmo por visitar familiares e amigos em outros locais do país, mas quando a economia está mal, esta demanda cai, já que as prioridades financeiras das pessoas são outras além do transporte aéreo. Podemos destacar a importância do PIB ( produto interno bruto) uma importante ferramenta que mede o índice de produtividade do país. Além do PIB, outra importante ferramenta é o crescimento da população, já que quanto mais pessoas há na nação consequentemente há uma maior demanda para consumir o produtos das empresas aéreas mas isso precisa estar também relacionado a economia do país.

     Agora que já falamos alguns dos problemas que afetam uma empresa aérea e que pode desencadear uma crise, vamos falar sobre as ações e métodos que os gestores podem realizar para evitar problemas financeiros e operacionais que possam se desenvolver e até mais causar o acidente fatal devido a uma gestão negligenciada. Quando uma crise já está instaurada, o principal problema a ser enfrentado é a comunicação, uma boa comunicação é essencial para saúde de uma organização. Uma crise sempre é um momento de desafio, as vezes dependendo da reação de cada gestor pode gerar um agravamento da situação ou que pouco ajude a amenizar. Por isso e outros motivos, o ideal é que sempre exista uma preparação para a crise, por que é muito mais fácil lidar com situações que podem ser resolvida de forma ‘‘tranquila’’ com margem de folga de erro do que reagir a uma situação crítica que podem gerar ações desastrosas que podem causar prejuízos financeiros, materiais e humanos e até mesmo a reputação da empresa que possa ser fatal. A crise é algo normal que atinge todos os setores ao longo da história, sempre haverá situações para serem resolvidas, aviação não é nada diferente e principalmente por ser classificada como um setor cíclico que vive de períodos de altas e baixas ao longo da história da aviação.

     Na unidade 2, vimos que precisa haver um gestor do plano de resposta a emergências, no nosso material informou uma situação de duas companhias aéreas realizaram duas ações completamente distintas quando ocorreu um acidente aéreo, a Tam em um dos acidentes demorou 4 horas para divulgar os nomes das vitimas, causando uma multa de R$250,000. Já a Malasya Airlines prontamente se encarregou de publicar e informar por meio de notas em todas as redes sociais. Foi citado no nosso material que FORTINI em 2017 disse que um bom coordenador precisar ter habilidades e conhecimento técnico nos negócios e um correto treinamento de resposta a emergência, além que precisam ter disponibilidade com horários e deslocamentos, além de ter uma fluência mínima do inglês e desejável que também tenha o espanhol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com