TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CONTABIL DOS EMPRESARIOS E A TOMADA DE DECISÕES NO GERENCIAMENTO NAS EMPRESAS

Por:   •  10/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.341 Palavras (22 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

CAMPUS CAMPO MAIOR

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CONTABIL DOS EMPRESARIOS E A TOMADA DE DECISÕES NO GERENCIAMENTO NAS EMPRESAS.

Antônio Bruno Simeão da Silva Rodrigues

Francisco Gadelha Idalino Júnior

Ítalo Roberto Silva Sousa

CAMPO MAIOR-PI

2019[pic 2]

Antônio Bruno Simeão da Silva Rodrigues

Francisco Gadelha Idalino Júnior

Ítalo Roberto Silva Sousa

A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CONTABIL DOS EMPRESARIOS E A TOMADA DE DECISÕES NO GERENCIAMENTO NAS EMPRESAS.

Trabalho apresentado para a obtenção de nota na disciplina Projeto Integrador do curso Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Piauí. Campus Campo Maior.

Coordenador Orientador: Prof. Esp.Libni Milhomem Sousa

CAMPO MAIOR

2019[pic 3]

RESUMO

O presente trabalho aborda como tema a relação entre o conhecimento contábil dos empresários e a tomada de decisão no gerenciamento das empresas de Campo Maior. Quanto à problemática buscou-se responder, qual grau de conhecimento da informação contábil dos gestores como forma de tomada de decisão no âmbito das empresas Campomaiorense. No tocante aos objetivos, ficaram definidos em: Objetivo Geral: Analisar a importância do conhecimento contábil no processo de gestão e tomada de decisão nas empresas de Campo Maior. Objetivos específicos: Entender a importância da informação contábil para os gestores. Averiguar o domínio da informação contábil pelos gestores, e verificar a contribuição do tratamento da informação contábil para auxiliar na tomada de decisão. A metodologia adotada para realização da pesquisa qualitativa contou com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, pela qual se utilizou de aplicação prática de questionário com questões abertas. Como resultado de pesquisa, concluiu-se que a contabilidade é essencial para o desenvolvimento da empresa e que todo controle contábil resulta em nos informar como está a saúde da organização, que é crucial para a tomada de decisão.

Palavras Chaves: Conhecimento Contábil; Tomada de Decisão; Gestão.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. OBJETIVOS        6

2.1. OBJETIVO GERAL        6

2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS        6

3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        7

3.1 Conhecimento contábil        7

3.2 Tomada de decisão        9

4. METODOLOGIA        11

5. RESULTADOS E DISCURSSÕES        12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema a relação entre o conhecimento contábil dos empresários e a tomada de decisões no gerenciamento nas empresas. E sua problemática é qual o grau de conhecimento da informação contábil dos gestores como forma de tomada de decisão no âmbito nas empresas(organizações) em campo maior?

As empresas devem possuir informações que sejam suficientes para subsidiar o processo de controle e tomada de decisões no atual ambiente competitivo, ou seja, as informações disponíveis das empresas devem contemplar a necessidade um bom gerenciamento, visando acompanhar as tecnologias operacionais que decorrem da evolução do gerenciamento dos processos da organização (BORNIA, 2009).

Segundo Kaplan e Cooper (1998).

As mudanças nos negócios ocorridas desde meados da década de 70, desencadeadas pela competição global provocaram inovações quanto à utilização de informações financeiras e não-financeiras pelas empresas, fazendo com que crescesse a necessidade de informações relevantes relacionadas a custos.

Observa-se que nas organizações vem sendo cada vez mais necessária a entrada do setor contábil no seio da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Acerca disso, percebendo a realidade da cidade de Campo Maior, onde as empresas estão a cada dia sendo criadas com mais intensidade, segundo Stroeher e Freitas (2008 p,6), o administrador precisa para o seu excelente desempenho na função ter o acompanhamento das atividades e avaliar os resultados das suas ações, sendo advindos do setor contábil, pois ela gera informações relevantes acerca dos mais diversos setores da organização para que sejam tomadas decisões corretas para a organização.

Tendo em vista, o grande número de empresas verificadas na cidade de Campo Maior, e também de acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE (2014) acerca da durabilidade destas, que na sua maioria em no máximo cinco anos, começam a se desestruturar devido à falta de planejamento e erros nas tomadas de decisão principalmente acerca das informações contábeis, fato esse que com frequente ocorrência vem se intensificando na cidade de Campo Maior, a partir dessa ideia de gestão e tomada de decisão, o referido trabalho justifica-se pelo fato das empresas, tendo como foco as empresas aqui instaladas, terem consciência da importância das informações contábeis para que seus administradores através dessas, possam está tomando as medidas adequadas para que se tenha decisões corretas ao longo do planejamento e desenvolvimento das atividades.

Vinculada à contabilidade gerencial, o estudo é de extrema importância também pois através dela o gestor pode elevar a competitividade da organização em meio ao concorrido mercado, como também a organizações maiores, pois uma boa leitura dos informes contábeis e corretas tomadas de decisão acerca destes informes, a organização tende assim a um constante crescimento.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Analisar a importância do conhecimento contábil no processo de gestão e tomada de decisão nas empresas em campo maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com