TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

RESPOSTAS – SOCIOLOGIA

RESPOSTA QUESTÃO 1

Entende-se por um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. É a ciência que estuda as relações sociais entre diferentes grupos de pessoas, seus conflitos e suas conexões.

A Sociologia nos ensina a observar o mundo a nossa volta sob um novo ângulo. Comportamentos da sociedade que eram vistos como naturais passam a ser observados como mudanças históricas e sociais.

A Revolução Industrial trouxe muita influência para a Sociologia devido aos diversos problemas sociais ocorridos naquela época. Longas horas de trabalho, mão de obra escrava, exploração de trabalho infantil dentre diversos outros problemas sociais que, com o passar do tempo, foram gerando indignação da população e as lutas pelos seus direitos acabaram sendo mais constantes.

RESPOSTA QUESTÃO 2A

        As pessoas estavam acostumadas a um ritmo mais lento e agora teriam que se acostumar com um ritmo mais acelerado. Também viviam do campo e teriam que trabalhar para empresários e, em muitos casos, ganhavam menos do que no trabalho rural.

        A sociedade também passou a ser dividida em burguesia e proletariado. Com isso os problemas sociais aumentaram.

RESPOSTA QUESTÃO 2B

        A sociologia constitui uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial, como por exemplo, a situação dos trabalhadores, o aparecimento das cidades industriais, as condições de vida dos trabalhadores, as explorações de trabalho infantil e feminino (devido ao fato de os salários de mulheres e crianças eram bruscamente menores que os dos homens (que raramente trabalhavam em fábricas industriais exatamente por causa dessa questão salarial)).

RESPOSTA QUESTÃO 3.1

Os maus odores, antes tolerados, tornam-se insuportáveis. Passam a ser vistos como propagadores de doenças, arautos da morte e da putrefação. O processo de higienização começa a ser incrementado nas escolas e nos quartéis.

RESPOSTA QUESTÃO 3.2

        Esse processo de purificação - em que se declara guerra não apenas às cloacas, às ruas insalubres, mas também às classes menos favorecidas - coincide, e não por acaso, com a ascensão da ordem burguesa e de seus valores.

RESPOSTA QUESTÃO 4

         Intensificação da exploração do trabalho operário;

        Epidemias provocadas pelo acúmulo de populações nos grandes centros sem infraestrutura.

RESPOSTA QUESTÃO 5

A Revolução Industrial trouxe riqueza para os burgueses; porém, os trabalhadores viviam na miséria.

Muitas mulheres e crianças faziam o trabalho pesado e ganhavam muito pouco, a jornada de trabalho variava de 14 a 16 horas diárias para as mulheres, e de 10 a 12 horas por dia para as crianças.

Enquanto os burgueses se reuniam em grandes festas para comemorar os lucros, os trabalhadores chegavam à conclusão que teriam que começar a lutar pelos seus direitos.

O chamado Ludismo foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores. O movimento ludita era formado por grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas.

Os ludistas conseguiram algumas vitórias, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma rebelião.

Além do ludismo, surgiram outras organizações operárias, além dos sindicatos e das greves.

RESPOSTA QUESTÃO 6

Segundo Comte, os caminhos para alcançar conhecimento sociológico são a observação, o experimento e o método comparativo.

A observação dos fatos sociais e observação direta e enquadrada na teoria, isto e, na teoria dos três estágios. Em sociologia o experimento não é tão simples como em física ou em química, já que não se pode mudar as sociedades a vontade; entretanto, da mesma forma que em biologia, também na sociologia os casos patológicos, alterando o nexo normal dos acontecimentos, substituem de certo modo o experimento. O método comparativo estuda as analogias e a diferenças entre as diversas sociedades, nos seus respectivos estágios de desenvolvimento. E, diz Comte, e o método histórico que constitui "a única base fundamental sobre a qual pode real mente se basear o sistema da lógica política".

Era a favor da instrução da classe operária através do método positivo, visto que, segundo ele, o operariado tinha uma predisposição à educação positiva por não terem sido influenciados pela metafísica.

RESPOSTA QUESTÃO 7

O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas, uma teoria só é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

RESPOSTA QUESTÃO 8

Para um primeiro grupo de teóricos, a sociologia deveria ser uma ciência que, inspirada no modelo da sociedade feudal, deveria aspirar e mostrar o caminho para construir a ordem, a paz e a harmonia que existiam nas sociedades tradicionais. Para este modelo, a sociologia teria uma função conservadora. Caberia a esta ciência mostrar que, apesar das intensas mudanças que levaram a dissolução do mundo feudal-tradicional, o mundo moderno deveria estabilizar as suas instituições, como condição para o bom funcionamento da sociedade. A sociologia, neste caso, optou em favor das forças que lutaram pela instauração do mundo moderno: a burguesia. Esta concepção da ciência sociológica tornou se a aliada da burguesia no sentido de preservar e manter as conquistas desta classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com