TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  10/9/2015  •  Dissertação  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Boa Noite Professora e Colegas!

Como já diz o ditado o exemplo e sempre dado dentro de casa. Minha vo sempre dizia isso e sempre nos ensinava a importância de separar o lixo, de usarmos os restor de frutas, verduras e legumes para adubar as plantinhas de casa. A minha mae sempre ensiou eu e os meus irmãos a reutilizar tudo.

A família da minha mãe foi criada na roca sempre viveram em fazenda e há 50 anos vieram para São Caetano do sul, quando chegaram aqui sentiram uma drástica mudança comportamental de socialização, eram “descriminados” pelo jeito de falar, se vestir, e a alimentação também surtia algumas chacotas pelos amigos. E na casa da minha avo sempre tinha pés de frutas, cresci brincando em volta de 2 pés de goiaba que haviam no quintal e horta no fundo, porque ela sabia a importância de se alimentar sem agrotóxicos . Cresci com esse ensinamento e hoje tendo um filho e uma família tenta passar todos os meus ensinamentos a ele. Dentro de casa cultivo temperos, a terra e adubada do jeito que a minha vo me ensinou e ensino meu filho. Temos o racionamento da agua, e a reutilização da mesma.

Mas não adianta eu educar em casa se na escola não se é aplicado esse ensino, creio que a escola  configura como espaço de construção da cidadania onde a criança dá continuidade ao processo de socialização e aprendizagem iniciado na família. Os valores e normas adotados pela escola representam para a criança o que a sociedade aprova, enquanto comportamento social. À escola cabe, portanto, um papel fundamental na discussão das questões relativas ao ambiente humano, às condições necessárias para a obtenção de uma melhor qualidade de vida. Um dos grandes desafios é o gerenciamento integrado do lixo que é dever do Estado e direito do cidadão, que deve participar desse processo ativamente modificando  inclusive seus hábitos com relação à produção e ao destino dado ao lixo em sua casa, escola, locais de trabalho e de lazer. A reciclagem trata o lixo como matéria prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos, para que isso ocorra é necessária a Coleta Seletiva dos materiais que são identificados, separados e limpos. A reciclagem de materiais estimula o desenvolvimento da comunidade escolar para a resolução do problema do lixo. Atualmente, as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino.

Aqui em São Caetano temos a coleta seletiva, uma vez por semana passam recolhendo os materiais que são separados e colocados em sacos amarelos e os caminhões que os recolhem são diferenciados também. Mas o que se é feito com essa coleta diferenciada? Já questionei o lixeiro e o mesmo não soube me explicar qual fim era dado ao material separado.

Sabendo que o lixo é um dos maiores problemas que afeta diretamente todas as questões sociais e ambientais foi desenvolvido um projeto, na rede municipal, com o intuito de minimizar tal problemática. Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação, é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive

Criar condições para que o aluno reflita sobre sua condição de interferir nos encaminhamentos dados à produção e destinação do lixo produzido por ele no espaço escolar. Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida na escola e em sua localidade

O reaproveitamento do lixo passou a ser uma preocupação mundial nos últimos anos, pois representa economia de matéria-prima e de energia fornecidas pela natureza .Isto ocorre através da reutilização e da reciclagem daquilo que representa ser inútil, quando na verdade trata-se do lixo, conceito que deve ser revisto, coisa que pode ser útil e aproveitável pelo homem, ou ainda, resíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com