TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SOCIOLOGIA – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Após leitura do texto, explique, com suas palavras, as principais características das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. Dê exemplos de cada uma delas.

Ciências humanas: Um dos seus objetos  pesquisa sobre a vida humana vivendo em  sociedade. Exemplo: filosofiacinemadançaciência da religiãoantropologia culturalhistóriadireitoarqueologia.

Ciências naturais: Estuda tudo que pode ser relacionado com a natureza, em seus aspectos mais gerais e fundamentais.

Exemplo: podem estar subentendendo biologia e talvez alguma das Ciências da Terra, em oposição às então ditas ciências físicas, como astronomiafísica e química.

 

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Argumente sobre as duas revoluções mais importantes desse contexto.

  As duas revoluções mais importantes no contexto da sociologia foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Na revolução industrial a principal mudança foi dos camponeses indo trabalhar na cidade, pois as indústrias estavam em desenvolvimento com as máquinas a vapor  que acelerava a produção e substituíam o trabalho artesanal, com o crescimento da população na cidade aumenta também  os estupros por parte dos superiores que molestavam as meninas que trabalhavam muito novas nas industrias, por consequência aumenta também os abortos, os órfãos, a criminalidade,  a violência, assassinatos etc. Na revolução Francesa sai a monarquia e entra a democracia nessa revolução visava  a ideologia a liberdade, a igualdade e fraternidade, influenciou também a política.

3. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Auguste comte foi considerado pai do positivismo porque em suas pesquisas ele utilizava técnicas de observação, experimentação, comparação e foi o primeiro a utilizar a palavra sociologia, com seus estudos ele defendia que todas as áreas do conhecimento tinham que ter a máxima objetividade e era possível planejar o desenvolvimento da sociedade, para ele os estudos das relações humanas deveriam constituir uma nova ciência a qual sistematizou inicialmente de física social.

4. Explique, com suas palavras, a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

1: o estado teológico, que vem de entende através dos fenômenos da natureza que existe um Deus.

2: o estado metafísico, e busca perguntas e resposta que o desenvolvimento dos fatos e a descrença em um Deus que procura explicação em conceitos abstrato.

3: o estado racional ou positivo, este estudo busca resposta embasados na racionalidade e na ciências. Tendo o positivismo como realidade exitente nos seus conhecimentos.  

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim.  Por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo?

Fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências, são exteriores e coercitivos aos homens. Portanto, para Durkheim, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.

A sociedade já existia antes do indivíduo como isso e o indivíduo que tem que se adaptar a sociedade não o contrario.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

Divisão do trabalho social analisa as mudanças sociais de correntes da revolução industrial.

As regras do método sociológico mostra que os padrões sociais, que ele chama de fatos sociais, se impõem aos indivíduos, como algo já existente.

O suicídio o autor explica o poder de coerção que os fatos sociais pode exercer sobre o indivíduo.

7. Qual é a definição de Sociologia para Max Weber? E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social?

Para Max weber acreditou na possibilidade de interpretação da sociedade não olhando para ela, mas sim, para o indivíduo que nela vive, pois entendia que aquilo que ocorre na sociedade seria a soma das ações das pessoas. Ele compreendia que primeiramente vem a ação social do indivíduo e depois as organizações ou padrões sociais. a ação social era o objetivo da sociologia.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

A Política como Vocação define o Estado como uma organização institucional de caráter político, em que a sua administração tem como função, se utilizando do monopólio da legítima coerção física, o cumprimento das leis.

A Ciência como Vocação Esse processo resultava em uma limitação da possibilidade das escolhas efetivas abertas aos homens que, com poucas alternativas, tornavam-se cada vez mais medíocres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (303.7 Kb)   docx (102.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com