TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia: “O trabalho pra viver”

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Sociologia Crítica

Capítulo: “O trabalho pra viver”

O trabalho é tratado como fonte de vida, produção de riquezas e também como fonte de desigualdade social. O significado do trabalho se altera ao longo da história, no passado o trabalho se limitava a reprodução de vida e subsistência própria, no presente o trabalho incorpora valores aos meios de produção.

Da antiguidade até a Idade Moderna não havia sinais de exaltação ao trabalho, pois ele representava castigo e estava ligado a um estado de miséria. Com as mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais, no século XX, o trabalho passou a ser interpretado como uma atividade digna, mais esse processo foi lento e houve várias divergências no campo político e religioso. Nos anos 60 o trabalho passou a ser sinônimo de cidadania, igualdade social e de direitos universais.

Com a crise econômica dos fins do século XIX, surge à produção em massa fordista nos países industrializados, a produção cresceu e com ela o consumo. Já na segunda metade do século XX, a crise é com o esgotamento do sistema de produção fordista.

Em ambas as tecnologias impulsionaram os padrões de produção com alteração no trabalho e a intensificação da produtividade e dos ritmos do trabalho.

Para controlar e acelerar o processo de acumulação, prejudicado pela decadência do sistema fordista, a saída encontrada pelo capitalismo foi promover a reestruturação produtiva em todas as atividades.

A inter-relação do fenômeno é uma forma sociológica de apreensão da realidade e, por isso, atrelar a reestruturação produtiva e a nova divisão internacional do trabalho do neoliberalismo.

Percebemos que neste capítulo, “o trabalho para viver”, que hoje para entendermos o trabalho, temos que conhecer sua história e sua evolução. Ao longo do tempo surgiram vários pensadores com teorias diferentes que influenciaram as várias relações sociais do trabalho.

Isso definiu que as relações sociais do trabalho são decorrentes dos acontecimentos do passado e que a crise serve para transformar a relação entre os trabalhadores e a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com