TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia X Antropologia

Monografias: Sociologia X Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA

Trabalho de pesquisa Sociologia x Antropologia

18 de agosto de 2014.

Sociologia

Conceito: De certa forma, a sociologia surgiu como uma resposta intelectual para tentar analisar, explicar e melhorar essa nova estruturação, sobretudo social, que o mundo vivia. Portanto, sociologia é a ciência que, através de seus métodos de investigação científica, estuda o comportamento humano perante seu meio social e busca compreender as estruturas e as relações da sociedade.

O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, aparece nos anais da história como o primeiro que utilizou o termo sociologia no ano de 1838, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc.

As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e grande contribuidor, Émile Durkheim; a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber; e a explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx.

Antropologia

Conceito: A antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holística. O termo é de origem grega e é a junção de anthropos (“homem” ou “humano”) e de logos (“conhecimento”).

A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas.

Por outras palavras, esta ciência estuda a origem e o desenvolvimento da variabilidade humana e dos modos de comportamento sociais através do tempo e do espaço.

Em 1749, Georges-Louis Leclerc foi o primeiro especialista a considerar a antropologia como uma disciplina independente.

O seu desenvolvimento assentava em duas posturas: enquanto análise da diversidade física da espécie humana (a anatomia comparada) e enquanto resultado do projecto comparativo da descrição da diversidade dos povos.

Hoje em dia, a antropologia pode dividir-se em quatro subdisciplinas principais:

• A antropologia biológica (ou antropologia física), que estuda a diversidade do corpo humano no passado e no presente;

• A antropologia social (também chamada antropologia cultural ou etnologia), que analisa o comportamento humano;

• A cultura e as estruturas de relações sociais; a arqueologia, que versa sobre a humanidade pretérita e dá a conhecer a vida de povos já extintos;

• A antropologia linguística (ou linguística antropológica), que se consagra ao estudo das linguagens humanas.

Pontos Convergentes

• Estudo da humanidade;

• Estudo da forma como os indivíduos constituintes da sociedade podem ser manipulados para a manutenção da ordem social e do monopólio da força física legitimada;

Pontos Divergentes

• A sociologia pode ser estudada a partir de diferentes métodos:

a) O qualitativo, que inclui descrições detalhadas de situações, comportamentos e pessoas, e que também pode incluir o relato dos participantes, contado na primeira pessoa;

b) O método quantitativo, que é encarregue das características e variáveis podendo ser representadas por valores numéricos e que permitem procurar possíveis relações através da análise estatística;

C) Discussões em grupo e métodos etnográficos — permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.

• A sociologia estuda os fenômenos sociais;

• A sociologia estuda os fatores como: o nível salarial das mulheres em comparação com o dos homens, fatores sociais que impulsionam o consumo, costumes dos seres humanos com relação às atividades sociais.

--

• A antropologia difere em métodos utilizados, tais como; costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua;

• A antropologia trata das mensurações do homem fóssil;

• A antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com