TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL

Por:   •  7/3/2016  •  Seminário  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE AV1 – CIÊNCIAS SOCIAIS

TEXTOS : A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL.

  1. “Com a produção industrial, surge na sociedade novos elementos que a deixa mais complexa e com novos e diferentes problemas sociais. A superlotação de pequenas áreas, a massificação do consumo, a exploração do trabalho, a necessidade de instrução formal, a própria expansão industrial...”

Este pensamento acima representa a realidade social das grandes cidades. Desenvolva uma reflexão sobre essa situação e como você vem se preparando para  coexistir com esse espaço.

Um grande reflexo advindo da revolução industrial foi o êxodo rural, famílias inteiras deslocaram-se das zonas rurais para as zonas urbanas. Em geral estes centros urbanos não estavam preparados para receberem este grande volume de pessoas, não possuíam moradias adequadas nem saneamento básico.

Para muitas famílias nao restou outra alternativa a não ser viver a margem destes centros, into contribui para o surgimento de moradias em áreas de riscos. Problema que enfrentamos até hoje em grandes e médios centros. Infelizmente o Poder Público não exerce seu papel, sendo que apenas vemos movimentação do mesmo frente a grande tragédias.

Hoje vivemos em uma sociedade de massa em que a força de trabalho é amplamente explorada, vemos muitas pessoas que passam a maior parte do dia em uma condução de sua casa ao seu trabalho. O mais desanimador é que não vejo uma perspectiva de melhora destes problemas crônicos. Sem duvida falta uma politica para melhoria destas situações, uma alternativa seja desincharmos os grandes centros, mas como? Talvez investindo em cidades do interior para que a pessoa destes locais deixem de migrar para os grandes centros e os que já migraram possam fazer o caminho inverso.

  1. Sabendo que “a sociologia das organizações vai se preocupar com as inter-relações que ocorrem dentro da empresa, entre empresas e entre empresas e seu entorno”.

Cite e comente os focos principais desse estudo. 

Os principais focos da sociologia nas organizações são os estudos que visem prever situações que possam ser controladas e desta forma, minimizar-se os impactos destas situações nas organizações. Os principais focos de estudos são:

  • Da organização como unidade social – busca entender seus interesses próprios perante o todo.
  • A relação da organização com o seu entorno – busca entender a relação da organização com outros centros como família, escola, etc
  • O entendimento da propria organização – delimitando sua missão, seus valores, etc
  • A adaptação da organização ao seu meio ambiente – sua adaptação frente a seu posicionamento geográfico, cultural, etc. Podemos citar como exemplo uma grande empresa que está estabelecida em uma área distante ao centro urbano, a mesma precisa prever como seus colaboradores irão se deslocar para o trabalho, com este estudo a empresa estabelecerá formas de se evitar prejuízos a seu negocio.

2 - O objetivo da Sociologia das Organizações, além de investigar padrões que influenciam na implantação, na expansão e no desenvolvimento das organizações, é o de promover o claro entendimento dos fenômenos em torno das inter-relações sociais dentro da organização que será analisada.

  1. Sabendo que podemos definir a antropologia como uma forma investigativa da diversidade cultural e, por isso mesmo, a ciência da humanidade e da cultura.

Dê um exemplo de estudo antropológico através da diversidade cultural.

A antropologia cultural estuda a diversidade cultural humana, procurando compreender o homem enquanto ser cultural e social. O foco está no estudo de sua produção cultural e relações sociais, comportamento e desenvolvimento social. Podemos citar como exemplo de estudo antropológico cultural o estudo das Religiões em diferentes culturas.

  1. Dando seqüência ao raciocínio da reflexão anterior, desenvolva outro  exemplo, agora sobre a Antropologia Social, esta que é uma poderosa ferramenta para os estudos das organizações.

3-Por influência do darwinismo, no início da antropologia social, o projeto de dar conta da diversidade cultural levou naturalistas e historiadores a debruçarem-se sobre os relatos de viajantes; exploradores e administradores coloniais que falavam sobre ?as exoticidades? das sociedades ?inferiores?; incivilizadas; simples, em relação a uma visão industrial da técnica; e, finalmente, primitivas, por serem mais remanescentes de formas antigas, primeiras, da evolução das sociedades humanas. O relativo isolamento geográfico destas sociedades e povos contribuiu para esta visão. Assim, a Antropologia Social , partindo de questões evolucionistas importantes para os estudiosos do século XIX, ficou vista como ?ciência das sociedades primitivas?. Mas com a persistência destas sociedades em resistirem até a atualidade de forma bastante diferente da tradição européia, colocou um problema crucial para esta visão evolucionista e etnocêntrica da diversidade humana. Este fato motivou variações ao longo da história da disciplina e de seus conceitos. Os antropólogos voltaram-se, a partir dos próprios resultados das pesquisas nestes povos com ?culturas diferenciadas?, para sub-grupos ou sub-culturas no interior das sociedades ?complexas?: os estudos de ?comunidades camponesas? de Redford; os estudos voltados para grupos marginalizados nas regiões urbanas até, finalmente, estudos voltados para grupos pertencentes às classes populares e altas da sociedade moderna, culminaram por desembocar em uma análise crítica da visão de mundo ocidental moderna e da globalização, inclusive a da própria cultura científica nas áreas médicas e da saúde pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com