TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AV1 – CIÊNCIAS SOCIAIS - AULAS: A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL.

Por:   •  10/10/2016  •  Bibliografia  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AV1 – CIÊNCIAS SOCIAIS - AULAS: A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL.

  1. “Com a produção industrial, surge na sociedade novos elementos que a deixa mais complexa e com novos e diferentes problemas sociais. A superlotação de pequenas áreas, a massificação do consumo, a exploração do trabalho, a necessidade de instrução formal, a própria expansão industrial...”

Este pensamento acima representa a realidade social das grandes cidades. Desenvolva uma reflexão sobre essa situação e como você vem se preparando para coexistir com esse espaço.

RESPOSTA:

A preparação acontece dia após dia. Viver em uma cidade como São Paulo faz com que esses itens citados acima sejam comuns e muitas vezes em nossas mentes, necessários. A massificação do consumo é um fato que vem acontecendo diariamente. Compramos produtos que desejamos, queremos tornar aquilo essencial em nossa vida, apenas pelo fato de vermos outros usando, a mídia também impõe tal consumo e nem sempre, necessitamos realmente seu uso.  Não nos preparamos para isso, apenas fazemos, está dentro de nós, de algum modo foi adentrado nossas mentes.

A necessidade de instrução formal é uma preparação dia após dia também, quando falamos do estudo. Começamos na escola fundamental e depois no colegial, porém ela requer uma melhor preparação e não a penas a básica. Nesse caso há sim uma preparação, é onde entram as universidade e faculdades, tanto privadas ou públicas. Para adquirir essa instrução formal, é necessário um ensino superior nessa metrópole em que vivemos para podermos ter nosso espaço um pouco garantido.

A superlotação de pequenas áreas, a exploração do trabalho, a própria expansão industrial, tudo acontece dia após dia. Não existe um curso para aprender a pegar transporte coletivo lotado. Não existe um curso onde você possa aprender a escolher seu trabalho em uma época de crise. Isso aprendemos no dia a dia como funciona é assim que coexistimos.

  1. Sabendo que “a sociologia das organizações vai se preocupar com as inter-relações que ocorrem dentro da empresa, entre empresas e entre empresas e seu entorno”.

Cite e comente os focos principais desse estudo. 

  1. Sabendo que podemos definir a antropologia como uma forma investigativa da diversidade cultural e, por isso mesmo, a ciência da humanidade e da cultura.

Dê um exemplo de estudo antropológico através da diversidade cultural.

  1. Dando sequência ao raciocínio da reflexão anterior, desenvolva outro exemplo, agora sobre a Antropologia Social, esta que é uma poderosa ferramenta para os estudos das organizações.
  2. Defina etnografia e etnologia.
  3. Por que podemos afirmar que quando o ser humano começa a pensar e a dominar a natureza, ele deixa de ser um animal natural e começa a produzir cultura?
  4. “...o homem gera cultura, que altera os usos e os costumes dos homens que, por sua vez, geram cultura e, assim sucessivamente”.

Dê um exemplo do dia a dia sobre esta frase acima.

  1. Dê exemplo de cultura popular, cultura erudita e cultura de massa.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com