TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

Os índios que inicialmente habitaram nosso Pais, são os mesmo que hoje podemos identificar. O obvio esta em ver que o decorrer do tempo, das mudanças, das descobertas, da chegada de novos povos, de países europeus, que possuíam outras culturas, foram modificando, não por completo, mas deixaram rastros, que ate hoje podem ser vistos no que diz respeito aos costumes dos índios. Os índios são povos, civilizados, caçadores, pais, mães, chefes de tribos, são pessoas tal qual nos somos. Aqueles que lutam por seus ideias, ainda que do seu modo, que agregam valores, que querem aprender, que se habituaram as mudanças dos tempos, que lutam por suas origens, que brigam pela natureza. São trabalhadores, são artesãos, são religiosos. São "gente como a gente".

No que diz respeito a sexualidade, existem inúmeras fontes de pesquisa, crenças e discursões a este assunto.

Assim como, acredita-se que o gênero pode estar sendo formado desde a vida intrauterina, acredita-se, também, o meio externo pode contribuir para que o comportamento seja modificado, a ponto de existir o que esta sendo conceituado como "transgeneros". Os transgêneros, são pessoas que uma identidade de gênero, ou expressão de gênero diferente de seu sexo atribuído, ou seja, o termo transgênero se distingue de inter sexo, que descreve pessoas nascidas com características do sexo físico que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

Acredito que o conjunto faz a obra, que fatores culturais, tal qual os fatores da natureza do homem podem explicar. Pois assim como vemos crianças desde o fruto do seu nascimento, já manterem comportamento adverso ao seu sexo de nascido, sem se quer ter tido qualquer conhecimento do "estrado", como vemos que ao longo do tempo as pessoas se "descobrem" e buscam a satisfação pessoal, a felicidade, o seu bem-estar em mudanças que podem vir desde a escolha de opção sexual a mudanças de hábitos em sua vida.

A essência, pois ainda que eu seja cearense e goste de fast food, que os meus gosto musicais sejam norte-americanos, e que eu seja uma apreciadora nata dos costumes deles, não me faz naturalmente, americana. Mostra que eu busco conhecimentos, que eu busco apreciar as culturas vizinhas, de forma a agregar os valores que me são pertinentes, e que de certa forma contribuem de alguma forma para além do meu conhecimento, para o meu comportamento, para mim como pessoa. Ainda desta forma, eu não deixarei de dizer "mulher, macho" de gostar de uma cajuína bem geladinha, de apreciar uma boa comida nordestina, e depois de sobremesa ainda adoçar a boca com uma rapadura.

Ser Pankararu, ainda que abrasileirados, catequisados, não perderam a essência de seu costumes, crenças. A tendência de alguma forma era essa, o contato com o novo nos faz tomar duas decisões: permanecer do jeito que esta ou se dar a oportunidade de mudança. Mesmo que essas mudanças não sejam por completo, pois há necessidade de cultivar suas origens.

Sim, pois o "politicamente correto" sugere uma expressão um tanto quanto generalista, do ponto de vista, que foi criado uma regra politicamente correta, cuja sociedade por muitas vezes tenta seguir essa ordem na busca de ser o mais politico e correto possível . Quando não seguida, você passa a não fazer parte daquele grupo isolado, e se destaca como diferente daqueles que já buscam as ordens. Nesse momento, de isolamento, você deixa de se colocar no lugar no outro, deixa de perceber como o "outro lado" pode ser legal. Além de se colocar no lugar do outro e ver que existem sempre dois lados, vem a busca da diversidade, e não no centralismo, do seu eu.

Quando lemos o texto do índio que buscou acesso ao tratamento de hemodiálise, e ainda assim, permanecia no uso de bebidas alcoólicas, e em termos poderia estar ocupando realmente a posição de alguém que estava em busca de um tratamento sem fazer uso de bebidas que pudesse prolongar ou amenizar os efeitos da doença e do tratamento. Mas o que me garante que ainda nessas condições, ele não tinha a esperança de cura? Em momento algum, nenhum dos médicos ao se impor com inúmeros questionamentos se mostrou nessa posição, de estar no lugar dele. Neste caso, o que seria "politicamente correto"? Eu negar tratamento a uma pessoa ou eu deixa-la ter uma única oportunidade de esperança? E nesses casos, nitidamente, vemos o quão importante é não generalizar no que se diz respeito ao etnocentrismo.

Localizada as margens do Rio Negro, a tribo Dessana Tukana ainda honram suas raízes e costumes tradicionais. Usam poucas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com