TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da Educação

Por:   •  27/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

TEXTO-ROTEIRO DIDÁTICO

Texto de Referência (01): MEKSENAS, Paulo. Aprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida 9. Ed. São Paulo: Loyola, 2005. Unidade iv, p.75-90.

  1. Apresentação temática

O texto trata da teoria da sociologia desenvolvida por Karl Marx, onde ele busca descobrir como a sociedade é analisando a forma de trabalho das classes sociais.

  1. Visão de conjunto

O texto inicia com um breve histórico sobre a vida de Karl Marx e seu primeiro contato com o socialismo utópico (p. 75-77). A seguir pontua o materialismo histórico destacando as inter-relações entre mercadoria, capital, lei da mais valia classes sócias, Estado e ideologia (p. 77-86). No terceiro momento ele traz as causas dos problemas sociais e a contribuição do capitalismo para tais problemas e como resolvê-los lutando contra a dominação (p. 87-88). Por fim traz a importância do pensamento critico para se libertar da alienação e das ideologias (p. 89-90).

  1. Esquema Geral

  1. Karl Marx: vida e obra “biografia”

  2. Os conceitos básicos do materialismo histórico “conceitos desenvolvidos por Karl Max”

  1. A mercadoria “processo de circulação entre mercadoria e dinheiro”

  2. A lei da mais valia “exploração capitalista”

  3. Classes sociais “diferenças de classes entre trabalhadores e empresários”

  1. A origem dos problemas sociais “superação dos problemas sociais no capitalismo, como exploração e lutas pelos direitos”.

  1. Estado “interesses do Estado para as classes sociais”

  2. A ideologia “ideologias que o estado impõe fazendo com que as pessoas sejam manipuladas“

4) Situação do texto

Paulo Meksenas era Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Didática pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). O texto estudado faz parte da coleção do curso colegial, 2º grau, sob o titulo aprendendo a sociologia: A paixão de conhecer a vida, publicado pela editora: Loyola. Até 2005, foram publicadas 9 edições. Neste livro, o autor busca mostrar que a sociologia pode ser um instrumento para ajudar a entender a vida e o cotidiano de uma maneira diferente. O livro serve de apoio aos estudantes do ensino médio, provocando dúvidas e estimulando outras leituras mais aprofundadas. Entre os temas abordados no livro, estão - conceitos básicos da sociologia - conceito de cultura, trabalho e sociedade; a origem da sociedade - o feudalismo, a decadência da sociedade feudal e o mercantilismo; o capitalismo e o nascimento da sociologia - a revolução industrial, os novos problemas sociais e a sociologia; teorias sociológicas - a teoria positivista e a teoria do materialismo histórico; sociologia e escola - o que a sociologia entende por escola, o que é ser professor e o que é ser aluno hoje; a televisão em nossas vidas; o relacionamento familiar; migração e propriedade da terra.

  1. Principais conceitos, ideias e doutrinas

Alienação- É antes de tudo, uma forma de relação entre os homens e determinados objetos, onde põe sua vida no objeto, porém ele já não pertence mais, o trabalho fica alienado ao seu trabalho. (BASBAUM, Leôncio. Alienação e Humanismo, 1ed. São Paulo: Símbolo, 1997. p.17)

Ideologia- É um conjunto de ideias, onde os detentores do poder são levados a crer que o ponto de vista deles é determinante. E essa convicção é transmitida a toda sociedade. (KONDER, Leandro. O filósofo Marx e seus seguidores. Artigo Científico. Revista Educação online, Puc-Rio, nº10, 2012. p.84-98.Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20045/20045.PDF.  Acesso em 6 de maio de 2016.)

Capitalismo - Chamaremos de ação econômica “capitalista” aquela que se basear na expectativa de lucro através da utilização das oportunidades de troca, isto é, nas possibilidades (formalmente) pacíficas de lucro. Em última análise, a apropriação (formal e atual) do lucro segue os seus
preceitos específicos, e, (conquanto não se possa proibi-lo), não convém colocá-la na mesma categoria da ação orientada para a possibilidade de benefício na troca. “Onde a apropriação capitalista é racionalmente efetuada, a ação correspondente é racionalmente calculada em termos de capital.” (WEBER, Max.
A ética protestante e o espírito capitalista. 2.ed, São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p.4)

Mais Valia- Pode-se classificar a mais valia como a diferença entre o valor produzido pelos trabalhadores e o valor recebido pelo trabalho, ou seja, os trabalhadores excedem a carga de trabalho e não recebem salários equivalentes para tal esforço, sendo que esse valor excedente gera lucros aos empresários, pois o salário pago ao produtor é menor do que o preço recebido na mercadoria que ele produziu. (FILHO, Alfredo Saad. Salários e exploração na teoria marxista do valor. Economia e sociedade, Campinas, vol. 16, p.1-16, 2001. Disponível em: http://econpapers.repec.org/article/eucancoec/v_3a16_3ay_3a2001_3ap_3a27-42.htm>. Acessado em: 6 de maio de 2016).

  1. Síntese dos momentos lógicos

O autor traz um breve histórico de Karl Marx destacando suas influencias e conceitos iniciais sobre o materialismo histórico e seu interesse pela classe trabalhadora para que esta possa lutar pelos seus direitos, reiterando que suas principais ideias inspiraram grandes movimentos de libertação.

Assim faz um paralelo entre o materialismo histórico e os conceitos principais estudados por Karl Max, considerando que sua análise do capitalismo se difere muito do positivismo de Émile Durkheim.

Conforme exposto no capítulo Marx afirmava que nossa sociedade aparece como um grande depósito de mercadorias, onde tudo com que eu me relaciono torna-se mercadoria, nesse processo de circulação diante da troca de mercadorias surge o capital, assim para obte-lo o homem vende sua capacidade de trabalho, razão pela qual surge o mercantilismo com o objetivo de acumular riquezas através desse comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com