TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia da educação no cotidiano da sociedade moderna

Seminário: Sociologia da educação no cotidiano da sociedade moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Seminário  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual

A sociologia esta presente em tudo, sempre sofremos uma grande influencia na escola, nas ruas, em casa, no trabalho e em todo lugar. Podemos ver no dia a dia que a sociedade muitas vezes escuta mais não ouvi, no entanto, vê, sabe, mas não pratica, infelizmente apesar da influencia ser grande da sociedade, muitas vezes ela não é o suficiente para mudanças. Porem isso muda quando ainda criança, uma criança sofre influencia o tempo todo por tudo, principalmente dentro de casa e na escola. Se os pais colocarem para elas algo, a partir daquele momento elas levaram para toda vida, mas se essa influencia for para um jovem ou já adulto, não terá o mesmo efeito, pois apesar de levar adiante ele terá sua própria opinião naquele assunto discutido.

Sociologia e a Educação

A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina. Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objetivo de estudo da sociologia é engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura. os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização de o segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com