TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia e a organização

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA II

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – VOLTA REDONDA

GRAZIELE CRISTINA PRATA RIBEIRO   MATR. 14113110443

A organização segundo Reinaldo Dias foi uma forma que o ser humano encontrou para garantir e melhorar a convivência e a sobrevivência em grupo, começando pela necessidade de sobreviência em relação aos outros animais e a melhoria na caça que era inicialmente seu principal sustento.

 A organização pode ser definida como um grupo humano com interesses em comum e com necessidades de fazer coisas que sozinhos não conseguiriam fazer. E a partir daí surgiram as divisões de trabalhos e tarefas e estudos para aprimoramento das mesmas.

Segundo o autor uma das primeiras organizações foram as militares e as religiosas, talvéz por se fazer necessário a proteção de sua cidade ou grupo e por já historicamente a população humana ser muito ligada a Deus e para garantir proteção.

As organizações são grupos de pessoas com o mesmo objetivo e com metas traçadas, possui uma hierarquia , possui identidade própria e é contínua, pois se organizando definindo funções e delegando-as é muito mais fácil manter o controle de tudo.

A organização é um instrumento importantísso no estudo da sociologia por se tratar de um agrupamento social e considerando o objetivo da sociologia que é basicamente estudar o indivíduo e suas relações sociais e também as ações do coletivo, torna-se viável um estudo mais detalhado e com resultados precisos.

Uma organização pode ser formal ou informal, a informal pode se dar o exemplo das famílias que indiretamente possuem uma organização , sem muitas regras, mas sim, uma organização social. Ja as formais pode se afirmar que tomaram força com o uso das maquinas pelos homens e com a chegada das industrias , que houve a necessidade de regras mais formais para se controlar o coletivo e assim obter melhoras resultados.

Uma organização deve envolver tudo, máquinas, seres humanos, culturas diversas, políticas diversas, ela está em constante evolução e influência no comportamento social, contribuindo assim para o estudo sociológico.

REFERÊNCIAS

Dias, Reinaldo. Capitulo 2. Sociologia das Organizações. São Paulo, Editora Atlas- SA. 2008. Disponivel em:<http://www.4shared.com/office/4DkqkClO/Captulo_2_Reinaldo_Dias.html?refurl=d1url>. Acesso em ago.2015.

SILVA, Golias. Sociologia Organizacional, Conhecendo uma Organização. Florianópolis, Editora CAPES:UAB, 2010.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (368.1 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com