TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociédade E Ética

Trabalho Universitário: Sociédade E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO.

O trabalho a seguir , fala sobre a atuação ética diante da construção das politicas sociais e o planejamento no Brasil , atualmente e antigamente .

Visando o serviço social , que é interpretado como uma profissão em que as suas atividades profissionais se destacam , com maior frequencia , na execução , articulação e planejamento das politicas sociais publicas .Em 1993 surgiu o Código da Ética pelo atraso e a necessidade de mudanças junto à perspectiva conservadora que o Serviço Social carregava . Sendo assim abrange os principais acontecimentos desta epóca .

2 DESENVOLVIMENTO.

O serviço social é interpretado como uma profissão em que as suas atividades profissionais se destacam , com maior frequencia , na execução , articulação e planejamento das politicas sociais publicas de diferentes setores ( saúde , habitação , previdência social , educação , assistência social , dentre outras ) , sendo preciso uma reflexão crítica diante da impultação que perpassa e constitui as desigualdades sociais. Outro fator considerável é a articulação aos movimentos sociais que estejam ligados aos interesses da classe trabalhadora. Dessa forma , é essencial o fortalecimento do Projeto Ético –Politico profissional, pois somente com esse direcionamento se caminha rumo a construção de uma nova sociabilidade socialista.

O serviço social brasileiro possui uma história contemplada pelo movimento que embalou o processo de ruptura com o tradicionalismo moral, juntamente com as questões que surgiram e amadureceram dando novos rumos ao país , ou seja , as condições históricamente que transformaram e trouxeram novas exigências ao Serviço Social.

O Codigo de Ética , de 1993 surgiu pelo atraso e a necessidade de mudanças junto à perspectiva conservadora que o Serviço Social carregava , pois mesmo com o movimento de reconceituação , não houve uma ruptura completa , vindo a partir daí com nova aparência , assim não perdendo o conservadorismo de sua origem. Além do grande avanço do codigo em 1986 em relação aos anteriores , em que esse recusava a isenção supervisionada a moral , foi preciso criar o código de 1993 como aperfeiçoamento do Código de Ética de 1986, depois de varios debates da catégoria que instituiu como valor central a liberdade, criando assim , as bases para a construção de uma nova ordem societária. Consequentemente foi utilizada como apoio a nova produção a teoria social de marx no âmbito da práxis “que liga a ação prática e a social com conciência por meio de valores que visem liberar a realidade social .

As politicas sociais no Brasil , da mesma maneira que o Serviço Social , tem em sua origem determinadas características do conservadorismo , em que realizavam ações tratadas como caridade e assistencialismo , pois não eram voltadas a preservação de direitos , mas como um aspecto de conter as reivindicações das massas , principalmente da classe trabalhadora .

A constituição de 1988 trouxe por meio dos direitos de elaboração e regulamentação da políticas sociais , por meio do amparo social formada pela Seguridade Social que articula , ou deveria articular , a politicas de saúde , previdência e assistência social. Contudo , o ideal econômico do sistema neoliberal abalou a efetivação dessas politicas , precarizando os servidos oferecidos com politicas destacadas , fragmentadas, despolitizadas e privatistas.

A politica social , em uma posição envolvente conflituosa em que a necessidade posta pelos usuarios e a desocupação de serviços publicos de proteção social , tornam-se próximo, fazendo com que a politica ainda mantenha traços conservadores no que se refere ao funcionamento , gestão e execução das politicas derivando , assim , o modelo característico neoliberalismo.

Desta forma polarizado , entre interesses organicos , a politica social no contexto da Seguridade Social surgiu com alternativa do capital no enfrentamento da Questão Social , apartir da tranferencia indiscriminada dos recursos do fundo publico , as instituições do terceiro setor captulando os principais de uma Seguridade Social Publica. De acordo com Carletto Silva , a tragetória histórica da Seguridade Social na mais é do que um produto histórico das lutas do trabalho , pois as politicas que compõe o sistema de Seguridade social , respondem pelo atendimento de necessidades visto que essas são inspiradas em principios e valores socializados pelos trabalhadores.

As necessidades humanas , compostas e avançadas ao longo do desenvolvimento socio-histórico do ser social , levam a humanidade e um processo interminavel de busca de sua altoreprodução , estabelecendo assim um modo pratico material composto de varias atividades , e praticas destintas a constituição deste mundo prtico material desencadeia um consequente e necessario mundo pratico e ideal que produz primeiro no campo das ideia .

Neste universo socio-humano , que tem o trabalho como atividade fundante um conjunto de praticas ( ou atividades ) são desencadeadas históricamente . Compõe-se então um mundo cada vez mais complexo , e mediado formado por diversas modalidades de praticas , atividades que se originam tanto no mundo pratico material quanto no mundo pratico ideal .Isto significa dizer que quanto mais se desenvolve o ser social mais as suas objetivações transcedem o espaço ligado diretamente ao trabalho. No ser social desenvolvido , verificamos a existencia de esferasde objetivação que se altonomizarão das exigências imediatas do trabalho a ciência , a filosofia , a arte , etc.

Todo projeto e , logo toda politica numa sociedade classita , tem uma dimensão politica , como dissemos anteriormente. Ou seja , se desenvolvem em meio as contradições economicas e politicas engendradas na dinâmica das classes social econômicas. Na sociedade em que vivemos ( a do modo de produção capitalista ) , elas são burguesia e o ploretariado. Logo , o projeto profissional ( e a pratica profissional ) , é , também projeto politico ou projeto – politico profissional. Detém como disseram Lamamoto ( 1992) ao tratar da pratica profissional um dimensão politica definida pela insenção sociotécnica do serviço social entre os destintos e contraditórios interesses de classes.

Os projetos societários podem ser, em linhas gerais, transformadores ou conservadores. Entre os transformadores, há várias posições que têm a ver com as formas (as estratégias)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com