TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sofrimento Humano

Trabalho Escolar: Sofrimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  10.582 Palavras (43 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 43

C. S. Lewis.

Os primeiros anos.

Clive Staples Lewis, assim se chamava o menino nascido na cidade de Belfast, Irlanda do Norte, no dia 29 de Novembro de 1898. Conhecido e reconhecido, mais tarde, como C. S. Lewis, filho de Albert J. Lewis um advogado e de Florence A. H. Lewis uma promissora de matemática.

Segundo Lewis, frutos de duas linhagens bem diferentes, seu pai pertencia à primeira geração de uma família que alcançou status profissional. Seu avô fora um fazendeiro galês; Seu pai um homem que se fez por si próprio- começou a vida como operário, emigrou para a Irlanda e terminou como parceiro na firma de Macilwaine e Lewis: “Fabricantes de caldeiras, Engenhos e Construtores de Embarcações de Ferro”. Sua mãe era uma Hamilton, tendo atrás de si uma geração de pastores, advogados, marinheiros e assemelhados, do lado materno, pelos Warren, o sangue remontava a um cavaleiro normando cujos ossos jazen em Battle Abbey.1- (nota de rodapé- 1-Abadia normanda na cidade inglesa de Battle. LEWIS, 1998, p.11).

Lewis deixa claro que era perceptível o contrastes que havia entre a feição de sua mãe que era alegre, tranqüila e do pai com humor inconstante e tal percepção nasceu, explica o autor antes mesmo de ter a idade suficiente para qualificar o que era. Lewis narra que seus pais eram “gente letrada”, em sua juventude, bacharel do Queen`s College, tanto no Francês quanto no latim e grande leitora de bons livros como Merediths e Tolstóis, que Lewis herdara após sua morte. Lewis destaca o quanto seu pai gostava de oratória, na Inglaterra por diversas vezes falara em palanques políticos, se tivesse independência financeira, certamente teria tentado a carreira política e nisso teria alcançado êxito, embora que Lewis deixe claro que seu senso de humor, o tornasse incontrolável (LEWIS, 1998, p.12) seu pai gostava de poesias, e era um ótimo contador de historia, sendo o melhor que Lewis já ouvira. (LEWIS,1998p.15

Lewis narra que teve uma babá, Lizzie Endicott, na qual mesmo a exigente memória da infância não consegue apontar falhas, nada que não seja bondade, folia e bom-senso, Lizzie mostrou a vida do campo no condado de Down, onde Lewis transitou livremente por dois mundos sociais bem diferentes, esse contato levou Lewis a compreender a diferença entre refinamento e virtude.

Jack(apelido de infância de Lewis) tinha um único irmão, sendo este, três anos mais velho, chamado Warren Hamilton Lewis, relacionavam-se muito bem, sendo chamados pelo autor “aliados”, para não dizer “cúmplices”, o que mais gostavam de fazer era desenhar e Lewis destaca que desenhava sempre animais com características humanas, que falavam, raciocinavam e agiam como nos contos que ouvia. Seu irmão desenhava trens, caminhões e navios. Tais desenhos eram de data dos primeiros seis anos de Lewis relata o autor.

Um belo dia, seu irmão Warren resolveu criar uma história com a junção dos desenhos que produziam: a estória veio a ser chamada de “O jovem Rajá”, Warren já tinha feito da Índia seu “país”, a terra dos bichos era de Lewis. Seus desenhos foi uma das primeiras experiências de textos fantásticos com que Lewis teve um contato mais íntimo, por conter seus próprios “animais vestidos”. O próprio Lewis (1998, p.14) diz: “minhas experiências estéticas mais remotas, se de fato foram estéticas, não foram dessa espécie; já eram incuravelmente românticas, e não formais”.

Lewis conta, como Warren em um dia aparentemente comum, levou ao quarto uma lata de biscoitos, cobriu-a toda de musgos, e a decorou-a com pequenos galhos além de pequenas flores, simulando um jardim. Lewis afirma, em seu livro “Surpreendido pela alegria” (1998) que esse foi o primeiro contato real que teve com a beleza natural e que aquele simples jardim enfeitado o fez perceber e sentir algo estranhamente mágico, algo que mais tarde convergiria na sua vida e experiência:

O que o jardim de verdade não conseguira fazer, fizera o jardim de brinquedo: tomei consciência da natureza- de fato não como um celeiro de formas e cores, mas como algo frio, úmido e fresco,exuberante. (...)

Enquanto eu viver, a imagem que faço do Paraíso terá algo do jardim de brinquedo do meu irmão. (LEWIS, 1998 p. 15).

Lewis destaca a presença do que chamavam de “Verdes Montes”, ou seja o contorno baixo dos montes Castlereagh, que se observava das janelas dos quartos, embora não tão perto, mas para crianças eram inalcançáveis, onde observar o ensinaram o desejo ardente- a ânsia, que fizeram segundo Lewis, para o bem ou para o mal, um devoto da Poesia. Se as experiências estéticas eram raras, as religiosas não existiam, ensinaram Lewis a orar, na época certa foi levado a igreja, mas isso não interessava ao pequeno Jack. O livro de Orações e a Bíblia eram os deleites naturais de seu pai cita o autor.

Lewis lembra-se de ter uma infância mimada e protegida, embora houvesse os sonhos que o inquietaram na fase da infância, com sonhos maus de dois tipos: insetos e fantasmas, e somente na adolescência, depois da leitura do livro “Ants, Bees and Wasps (“ Formigas, Abelhas e Marimbondos”) de Lubbock, Lewis alega adquirir por pouco tempo um interesse verdadeiramente pelos insetos.

1ª. A mudança

Em 1905, Lewis descreve que em seu sétimo aniversário, houve a primeira grande mudança de sua vida, seu pai havia prosperado e comprado uma casa, próxima a região rural, a casa nova era praticamente um personagem de relevo na sua história, além dos livros infindáveis, pois seu pai comprava todos os livros que lia e jamais se livrou de nenhum deles, havia livros no escritório, no sótão, na sala de estar, em um quarto empilhado e em guarda-roupas, livros de todos os tipos, legíveis ou não, uns apropriados para crianças e outros absolutamente não; Nos dias de chuvas livros e livros eram tirados da estantes narra Lewis, afinal nada lhe era proibido, e encontrar um livro novo era tão certo quanto encontrar um caminhante pelo caminho.

Segundo Lewis avista da “Casa Nova” dava para os amplos campos que levavam ao canal de Belfast, e do outro lado, a longa silhueta montanhosa da costa de Antrim_Divis, Colin, colina Cave, em tais dias em que a Grã-Bretanha era a locomotiva do mundo e o canal vivia cheio de embarcações, era uma maravilha para Lewis e Warren, todavia logo Warren foi enviado para um internato na Inglaterra, deixando atrás de si grande solidão embora que a cada retorno trazia um prazer inesquecível.

Nesse período, Lewis detalha que sua mãe lhe ensinava latim e francês, outras disciplinadas eram ensinadas por uma excelente professora particular, Annie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.5 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com