TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Softwares Editores De Planilha

Trabalho Escolar: Softwares Editores De Planilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

Usada por contadores há centenas de anos, as planilhas são um dos tipos de documentos comerciais mais velhos e ainda são usadas no século XXI. As planilhas eletrônicas computadorizadas são produtos da era dos computadores e criadas usando uma variedade de programas específicos, como a Microsoft Excel, que foi primeiramente apresentado em 1985.

Os programas de planilhas eletrônicas são compostos por planilhas com linhas e colunas (uma tabela) para inserção de dados. Esses programas são capazes de realizar cálculos complexos e gerar gráficos e diagramas a partir desses dados. As planilhas eletrônicas também podem ser usadas como um simples banco de dados com listas, que serão incorporadas automaticamente a modelos de documentos. Pacotes de programas para escritório, que contêm processadores de textos e apresentador de slides, costumam vir também com uma planilha eletrônica junto.

2. Elementos de uma planilha eletrônica

Célula

É o encontro entre uma coluna e uma linha; toda célula é endereçavel; o endereço da célula é sempre constituído primeiro da letra da coluna e o número da linha. Abaixo, o exemplo de uma célula.

Coluna

Coluna é toda faixa vertical da tabela; colunas são menos numerosas que linhas; colunas são identificadas por letras. O exemplo abaixo é uma coluna.

Fórmulas

Uma fórmula define como deve ser calculado o valor de uma célula de uma planilha eletrônica. O conceito de fórmula, que é basicamente o conceito elementar de fórmula matemática, é que dá as planilhas eletrônicas seu principal motivo de existência. As fórmulas podem ser fórmulas aritméticas ou mais avançadas, usando funções internas da planilha. Essas funções oferecem desde mecanismos de simplificação da construção de fórmulas (como a função SOMA, que admite conjuntos de células como parâmetros) até funções matemáticas ou estatísticas bastante complexas.

Funções:

Funções são operadores de fórmula, semelhantes à adição, subtração, multiplicação, etc., mas são capazes de desenvolver tarefas ainda mais complexas. Elas equivalem às teclas especiais de função nas calculadoras sofisticadas. Assim como muitas calculadoras têm botões que calculam raízes quadradas, logaritmos e valores presentes, o Excel tem diversas funções que efetuam esses cálculos e muito mais.

As funções de planilha possuem dois elementos: o nome da função e o argumento. Os nomes das funções são termos descritivos, como SOMA e MÉDIA, que identificam a operação que você quer efetuar. Os argumentos indicam sobre que valores ou células você quer que a função atue.

Macros:

Uma macro é uma coleção de comandos que você pode aplicar com um único clique. As macros podem automatizar quase tudo que seja possível executar no programa que você está usando e até mesmo permitem fazer coisas que talvez você não soubesse que fossem possíveis.

As macros economizam tempo e ampliam os recursos dos programas que você usa diariamente. Elas podem ser usadas para automatizar tarefas repetitivas de produção de documentos, simplificar tarefas cansativas ou criar soluções, como automatizar a criação de documentos que você e seus colegas usam regularmente. Os usuários com experiência em VBA podem usar macros para criar suplementos personalizados que incluem modelos, caixas de diálogo e até mesmo armazenam informações para uso repetido. Considere o exemplo usado neste artigo de formatação de várias tabelas em um documento do Excel. Imagine o documento tenha 50 tabelas e elas precisem ser reformatadas. Mesmo se você for um usuário avançado e leve apenas cinco minutos para formatar cada tabela, isso significa mais de quatro horas somente para essa tarefa. Se você gravar uma macro para formatar as tabelas e editar essa macro para repetir as alterações por todo o documento, poderá concluir a tarefas em questão de minutos e não horas.

3. Softwares editores de planilha

Há programas de planilhas eletrônicas gratuitos. Os mais populares são o Calc (do BrOffice) e o Gnumeric (do projeto GNOME). Esses programas incluem fórmulas para calcular dados, funções de ordenação e assistentes de criação de gráficos. Muitos desses aplicativos conseguem abrir planilhas criadas em formato diferente e compartilhar as informações.

Pacotes de programas para escritório contêm vários tipos de programas, tais como processadores de textos, planilhas eletrônicas e apresentadores de slides. Os pacotes mais populares são o Microsoft Office e MS Works, LotusWorks, iWork, AppleWorks, WordPerfect e StarOffice/BrOffice. Os programas de planilhas eletrônicas de cada um deles são respectivamente: Spreadsheet, Lotus 123, Numbers, AppleWorks Spreadsheet, Quattro Pro e Calc. Embora algumas planilhas eletrônicas possam ser adquiridas separadamente, normalmente esses programas vêm apenas no pacote de programas para escritório e incluem uma interface que orienta os usuários na preparação de visuais e textos para projetos. As planilhas eletrônicas podem ser incorporadas a arquivos de textos ou de apresentações como tabelas ou gráficos.

4. Softwares mais populares

Excel

Foi criado pela Microsoft em 1987 para computadores que usam o sistema operacional da empresa antes já rodava no Mac (1985). O Excel é a melhor plataforma eletrônica para criação de planilhas. Muitas empresas hoje sobrevivem com base em uso destas planilhas. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje.

O Excel é uma planilha eletrônica indispensável em trabalhos de escritório e documentos em geral que necessitam ser organizados em pouco tempo, precisão e praticidade. Por meio desse programa é possível fazer cálculos, desde os mais simples até resoluções mais complexas. Há recursos capazes de facilitar a criação de planilhas através de fórmulas, funções, equações e listas.

VERSÕES DO APLICATIVO:

• 1987: Excel 2.0 para Windows

• 1990: Excel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com