TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

St Patricks Day

Pesquisas Acadêmicas: St Patricks Day. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 8

St. Patrick’s Day

O santo padroeiro da Irlanda é o St. Patrick e todos os anos, no dia 17 de março, acontece um enorme festival para a celebração de St Patrick, pois acredita-se que essa foi a data de sua morte: 17 de março do ano 461 dC.

Mas o St Patrick’s Day também é uma celebração mundial da cultura e história da Irlanda e é um feriado nacional no país e também um feriado provincial nas províncias canadenses de Newfoundland e Labrador.

Na Irlanda, no dia de St. Patrick, as pessoas tradicionalmente usam um pequeno grupo de trevos em suas jaquetas ou bonés. Crianças usam crachás laranja, branco e verde, e as mulheres e meninas usam fitas verdes em seus cabelos.

Muitas cidades celebram o dia de St Patrick, mas não como em Dublin, capital da Irlanda. Lá acontece um gigantesco e o mais criativo e empolgante festival para o St Patrick’s Day, que acontece de 15 a 19 de março, apresentando desfiles de carnaval, caça ao tesouro, danças, teatro e muito mais. Diversão para todas as idades e famílias inteiras.

A história do festival mais famoso da Irlanda, segundo o site oficial da cidade, se estabeleceu como uma grande celebração em 1996 e desde então tem se aprimorado para desenvolver um festival cada vez mais criativo, energético, profissional, organizado e divertido. Com isso a popularidade do evento cresceu e no dia 17 de março, todos querem ser IRISH (irlandeses).

E então o festival se aprimorou e ganhou fama internacional, se tornando um dos maiores eventos do mundo. Assim, irlandeses e descendentes celebram em altíssimo estilo convidando o mundo a conhecer sua cultura e tradições e a se juntar a eles numa festa realmente magnifica.

Em 2001 a festa ganhou 4 dias de eventos e muitas celebrações, festas e mais de um milhão de pessoas aproveitaram esse super festival.

Antes, 5 meses eram necessários na preparação do St Patrick’s Day, agora são mais de 18 meses para realizar essa grande evento.

• Fatos sobre St Patrick (O São Patrício)

St. Patrick nasceu em 385 dC em algum lugar ao longo da costa oeste da Grã-Bretanha, possivelmente na cidade galesa de Banwen. Aos 16 anos, ele foi capturado e vendido como escravo para um criador de ovelhas. Ele fugiu quando ele tinha 22 anos e passou os próximos 12 anos em um monastério. Com seus 30 anos ele voltou para a Irlanda como um missionário cristão. Ele morreu em Saul em 461 dC e foi enterrado em Downpatrick.

• Curiosidades sobre a Irlanda

-34 milhões de americanos têm ascendência irlandesa, de acordo com o Censo dos EUA de 2003. Isso é quase nove vezes a população da Irlanda, que tem 4,1 milhões de pessoas.

-A harpa é o símbolo da Irlanda. A cor verde também é comumente associada com a Irlanda, também conhecida como “Ilha Esmeralda”.

-A bandeira irlandesa é verde, branco e laranja. O verde simboliza os povos do sul, e laranja, as pessoas do norte. O branco representa a paz que os une como nação.

-A figura mitológica do folclore da Irlanda, é o leprechaun (pronuncia-se /LÉP-re-cáum/) é apresentado como um diminuto homenzinho, sempre ocupado a trabalhar em um único pé de sapato em meio às folhas de um arbusto ou “sob uma folha de labaça”. Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, Duendes ou Gnomos.

St Patrick's Day-Leprechaun

Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar.

O nome “lephrechaun” tem várias origens. Poderia ser do gaélico irlandês “leipreachan” que significa “uma espécie de duende aquosa.” Ou, poderia ser de “leath bhrogan”, que significa “sapateiro”.

St. Patrick e parada do Primeiro Dia de St. Patrick

Saint Patrick, que viveu durante o século V, é o santo padroeiro e nacional apóstolo da Irlanda. Nascido na Grã-Bretanha romana, ele foi seqüestrado e levado para a Irlanda como um escravo com 16 anos de idade. Mais tarde, ele fugiu, mas voltou para a Irlanda e foi creditado por trazer o cristianismo para o seu povo. Nos séculos seguintes à morte de Patrick (acredita-se ter sido em 17 de março, 461), a mitologia em torno de sua vida tornou-se cada vez mais enraizada na cultura irlandesa. Talvez a lenda mais conhecida seja a de que ele explicou a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), utilizando as três folhas de um trevo irlandês nativo, o trevo. Por volta do século IX ou X, as pessoas na Irlanda têm vindo a observar o dia da festa católica de St. Patrick em 17 de março. Curiosamente, no entanto, o primeiro desfile para homenagear St. Patrick’s Day aconteceu nos Estados Unidos, e não na Irlanda. Em 17 de março de 1762, soldados irlandeses no serviço militar Inglês marcharam pela cidade de Nova York . Junto com a sua música, o desfile ajudou os soldados se reconectar com suas raízes irlandesas, assim como com colegas irlandeses servindo no exército Inglês.

Crescimento das Celebrações dia do St. Patrick

Ao longo dos próximos 35 anos, o patriotismo irlandês entre os imigrantes americanos floresceu, levando a ascensão dos chamados "Irish Aid" sociedades como os Filhos amigáveis de St. Patrick e da Sociedade Hibernian. Cada grupo iria realizar desfiles anual com gaitas de fole (que na verdade se tornou popular nos exércitos escoceses e ingleses) e tambores. Em 1848, várias sociedades de NY de ajuda ao irlandeses decidiram unir suas ideias para formar um Desfile oficial Nova York Saint Patrick’s Day. Hoje, esse é o mais antigo e maior desfile do mundo civilizado nos Estados Unidos, com mais de 150 mil participantes. A cada ano, a linha de quase 3 milhões de pessoas param para assistir a procissão, que leva mais de cinco horas. Boston, Chicago , Filadélfia e Savannah também comemoram o dia com desfiles que envolvem entre 10.000 e 20.000 participantes cada.

St. Patrick’s Day, "Máquina Verde"

Até meados do século 19, a maioria dos imigrantes irlandeses na América eram membros da classe média protestante. Quando a Grande Fome da Batata atingiu a Irlanda em 1845, cerca de 1 milhão pobres católicos irlandeses - e sem instrução - começaram a chegar à América para escapar da fome. Desprezado por suas estranhas crenças religiosas e sotaque desconhecidos pela maioria protestante americana, os imigrantes tiveram problemas para encontrar empregos, ainda que servis. Quando os americanos irlandeses em cidades do país foram às ruas no St. Patrick’s Day para celebrar a sua herança, jornais os retrataram em desenhos animados como bêbados, macacos violentos. Os irlandeses americanos logo começaram a perceber, entretanto, que seus números grandes e crescentes dotavam de um poder político que deveria ser explorado. Eles começaram a organizar, e seu bloco de votação, conhecido como a "máquina verde", tornou-se um voto decisivo importante para candidatos políticos. De repente, desfiles anual St. Patrick’s Day tornou-se uma demonstração de força para irlandeses-americanos, bem como um evento imperdível para assistir a uma série de candidatos políticos. Em 1948, o presidente Harry S. Truman assistiu desfile New York City 's Dia de St. Patrick, um momento de orgulho para muitos americanos cujos ancestrais irlandeses tiveram que lutar contra estereótipos e preconceitos raciais para encontrar aceitação no Novo Mundo.

O rio Chicago no dia de St. Patrick

Como imigrantes irlandeses estavam espalhados pelos Estados Unidos, outras cidades desenvolveram suas próprias tradições. Um deles é o tingimento anual de Chicago, do rio Chicago verde. A prática começou em 1962, quando o controle de poluição da cidade utilizava corantes para detectar descargas de esgotos clandestinos e percebeu-se que o corante verde pode fornecer uma maneira única de celebrar o feriado. Naquele ano, eles lançaram 100 quilos de corante vegetal verde no rio - o suficiente para mantê-lo verde por uma semana! Hoje, a fim de minimizar os danos ambientais, apenas 40 quilos de corante são usados, e o rio fica verde por apenas algumas horas. Embora os historiadores de Chicago afirmem que a ideia de deixar o rio verde é original de sua cidade, alguns nativos de Savannah, Geórgia (cuja desfile Dia de St. Patrick, o mais antigo do país, desde 1813) acreditam que a idéia surgiu em sua cidade. Eles apontam que, em 1961, um gerente de restaurante do hotel chamado Tom Woolley convenceu as autoridades da cidade para tingir rio Savannah de verde. A experiência não saiu exatamente como o planejado, pois a água só assumiu um tom leve esverdeado. Savannah nunca tentou tingir seu rio novamente, mas mantém que Woolley, sugeriu a idéia para o prefeito de Chicago, Richard J. Daley.

Dia de São Patrício Volta ao Mundo

Hoje, as pessoas de todas as origens celebram o St. Patrick’s Day, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte é o lar das maiores produções, Dia de São Patrício é comemorado em muitos outros locais longe da Irlanda, incluindo o Japão, Cingapura e Rússia. Nos dias de hojen a Irlanda, o dia de São Patrício foi tradicionalmente uma ocasião religiosa. Na verdade, até os anos 1970 , as leis irlandesas determinavam que bares deveriam ser fechado em 17 de março. Porém, a partir de 1995, o governo irlandês iniciou uma campanha nacional para usar o Dia de São Patrício para impulsionar o turismo e mostrar a Irlanda e a cultura irlandesa para o resto do mundo. Hoje, cerca de 1 milhão de pessoas anualmente participam no Festival da Irlanda St. Patrick, em Dublin, uma celebração com desfiles, shows, produções de teatro ao ar livre e shows de fogos de artifício.

O que este evento gera economicamente

Políticos veem este festival cultural como uma chance de reparar alguns dos danos que a crise da zona do euro tem feito para a reputação internacional da Irlanda.

As autoridades sempre esperam que a multidão gaste pesadamente em pubs, lojas, hotéis e restaurantes. A festa impulsiona 50 milhões de euros aos comerciantes.

Enquanto Dublin parece estar longe da beira do colapso financeiro, o crescimento permanece frágil, com a economia em expansão apenas 0,2 por cento no último trimestre.

Em Nova York, onde cerca de dois milhões de pessoas transformam a cidade “Big Apple” em verde com um enorme desfile no sábado, O Primeiro ministro irlandês Enda Kenny exortou os cerca de 40 milhões de americanos com ascendência irlandesa para voltar para casa para uma visita.

Seu convite é parte de uma iniciativa apoiada pelo governo chamado "The Gathering", que visa incentivar a enorme diáspora irlandesa, que é de 60 milhões, segundo algumas estimativas, para vir e se conectar com suas raízes e gastar algum dinheiro.

A Irlanda introduziu uma série de outras medidas para impulsionar o turismo, incluindo o corte de impostos sobre o setor de hospitalidade e isenção de vistos para alguns países de fora da União Européia.

Conclusão

Pode-se perceber através de todo o embasamento na pesquisa sobre o grande evento de St. Patricks Day que é um evento que trás turistas de todo o mundo, um evento importante no qual toda a população irlandesa é envolvida e caracterizada.

O evento data de 461 D.C e se tornou popular na Irlanda, porém acontece ao redor do mundo todo. Na Irlanda é uma celebração mundial da cultura e história, é um feriado nacional no país.

Com uma movimentação turística muito grande o acontecimento gera uma chance de reparar alguns dos danos que a crise da zona do euro tem feito para a reputação internacional da Irlanda. O governo investe em pubs, lojas, hotéis e restaurantes devido ao grande numero de turistas e gera milhões aos comerciantes. A Irlanda introduziu uma série de outras medidas para impulsionar o turismo, incluindo o corte de impostos sobre o setor de hospitalidade e isenção de vistos para alguns países de fora da União Européia. Acreditamos que através do turismo e de eventos como este se pode gerar renda e impulsionar um pais fazendo com que ele não entre em crise, mas isso só acontece se considerarem de fato o Turismo como uma atividade socioeconômica, geradora de renda e emprego.

...

Baixar como  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »