TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subsistema De RH

Exames: Subsistema De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, esclarecer o funcionamento das organizações, pois, nada funciona por acaso. E para que a mesma funcione de acordo com o planejado, é necessário que haja um controle. E, o controle depende da sua função, e da área na qual é aplicada para a obtenção de seu resultado.

A administração de Recursos Humanos é dividida em: Subsistema de Provisão, Subsistema de Aplicação, Subsistema de Manutenção, Subsistema de Desenvolvimento, e Subsistema de Monitoração que se subdivide em: Sistemas de Informações de Recursos Humanos, e Ética e Responsabilidade Social. E, todos estes subsistemas acima, necessitam funcionar em perfeita harmonia na organização, caso contrário, tornam a organização ineficiente.

E, para que seja verificado se tudo está de acordo com as exigências da organização, são utilizados o sistema de informação, e a auditoria de recursos humanos, que são métodos que visam à correção das anormalidades apresentadas.

Portanto, com a integração de todos estes subsistemas mencionados, a organização funciona em perfeita harmonia, transparecendo credibilidade aos seus consumidores, devido a perfeita harmonia que existe internamente, que possui monitoração e correção das adversidades.

SUMÁRIO

1. CONCEITO DE CONTROLE

2. PROCESSO DE CONTROLE

2.1. Critérios de Controle

3. MEIOS DE CONTROLE

4. AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE MONITORAÇÃO DE PESSOAS

5. CONCEITO DE DADOS E DE INFORMAÇÃO

6. BANCO DE DADOS EM RECURSOS HUMANOS

7. PROCESSAMENTO DE DADOS

8. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG)

9. SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS

9.1. Planejamento de um Sistema de Informações de Recursos Humanos

10. Principais Aplicações do Sistema de Informações de RH

10.1. Jornada de Trabalho

11. INFORMAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

11. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ORGANIZAÇÃO

12. AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS

12.1. Padrões de Avaliação e Controle em Recursos Humanos

12.2. Fontes de Informação para a Auditoria de Recursos Humanos

12.3. Amplitude e Profundidade de Ação da Auditoria de RH

CONCLUSÃO

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. CONCEITO DE CONTROLE

O conceito controle na Administração de Recursos Humanos possui significados distintos dentro do contexto do mesmo, pois, depende da sua função e da área na qual é aplicado, exemplo:

• Controle como a função administrativa; Faz parte da função administrativa o modelo PDCA – Planejar, Dirigir, Controlar, e Avaliar. E, neste caso o controle tem por objetivo acompanhar tudo o que foi planejado, e caso, algo não aconteça como deveria, as correções serão feitas imediatamente. A organização tem seu objetivo que deseja ser alcançado, portanto, o controle enquadra-se em todos os níveis da mesma; o estratégico, tático, e operacional.

• Controle como meio de regulação para manter o funcionamento dentro dos padrões desejados; Pode ser entendido como uma forma de controle automático que mantêm o processo em funcionamento nos padrões normais.

• Controle como função restritiva e limitadora de um sistema: pode ser exemplificado por um controle de freqüência, onde o sistema mantêm os participantes dentro dos limites padrões.

3. PROCESSO DE CONTROLE

É um processo cíclico que se repete para ajustar as operações aos padrões exigidos. É um processo composto de quatro etapas, são elas:

Estabelecimento de padrões: Os padrões significam o desempenho almejado pela organização. São critérios rigorosos para se manter o mesmo, podem ser expressos através de quantidade, qualidade, tempo e custo.

Monitoração do desempenho: É uma etapa do controle que mensura e acompanha o desempenho. Através dessa verificação do mesmo é possível obter informações de como as coisas andam e acontecem.

Comparação do desempenho com os padrões desejados: Depois de realizada a verificação sobre o desempenho, o próximo passo é compará-la com os padrões desejados.

Ação Corretiva: As variações, erros, ou desvios devem ser corrigidos para que funcionem dentro da normalidade. Esse tipo de correção visa ajustar as coisas dentro de seus padrões para fazer com que aquilo que é realizado seja como se pretendia.

3.1. CRITÉRIOS DE CONTROLE

Para que o controle seja eficaz, deve atender aos seguintes critérios:

• O processo deve controlar as atividades apropriadas: Ou seja, o controle tem de abordar apenas atividades que tem necessidade de serem controladas.

• O processo deve ser oportuno: Deve ser realizado em momento adequado para indicar certos desvios necessários em tempo real para que se permita correção em tempo hábil.

• O processo de controle deve possuir uma relação favorável de custo/benefício: O controle não deve custar mais que a coisa controlada. Ou seja, é necessário que se obtenha o benefício maior que o seu custo.

• O controle de ser exato: Os processos de controle indicam o progresso e constituem uma base para ações corretivas.

• O controle deve ser aceito: É imprescindível que as pessoas aceitem e entendam todos os objetivos do processo. O controle é necessário, e ele deve ser realizado. Caso, ele não seja aceito prevalecerá nas pessoas um sentimento de exploração.

• O controle deve ser pedagógico: O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com