TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substituição De Equipamentos

Trabalho Universitário: Substituição De Equipamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Substituição de Equipamentos

A substituição de equipamentos envolve desde a seleção de ativos similares, porem novos, para substituir os existentes, até a avaliação de ativos que atuam de modoscompletamente distintos no desempenho da mesma função. Tais decisões são de grande importância para a empresa pois são em geral irreversíveis pelo fato de não ter liquidez e comprometer altas quantias dedinheiro.

Na substituição de equipamentos, a utilização dos métodos do Valor Presente e do Valor Anual Uniforme Equivalente exige maior cuidado do que nos exemplos clássicos. De acordo com o tipo deproblema, haverá vantagens de se escolher um método em detrimento do outro. Por exemplo, o método do Valor Presente não é aconselhável ara determinar a vida econômica de um equipamento.

Existemvarias razões que tornam econômica uma substituição de equipamentos. A deterioração é uma delas e é representada por custos operacionais excessivos, manutenção crescente, perdas, entre outras. O avançotecnológico também é uma razão de substituição pois pode causar obsolescência de equipamentos, daí a reposição por métodos mais eficientes ou melhores máquinas. E, ainda, existem situações em que, poruma mudança de operação corrente, o equipamento perde a capacidade de operar eficientemente, tornando-se inadequado.

Entretanto, apesar dessas razoes existentes, as empresas ainda adotam o estilo deresolver problemas só em ultimo caso e optam por não fazerem as substituições necessárias devido ao acomodamento administrativo. Com isso, as despesas de manutenção superam o valor dos investimentos.Os modelos de substituição foram desenvolvidos levando-se em conta a natureza e as consequências do avanço tecnológico. A partir disto, são apresentados cinco situações de substituição de equipamentos:1. Baixa sem reposição;

2. Substituição idêntica;

3. Substituição não idêntica;

4. Substituição com progresso tecnológico;

5. Substituição estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com