TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda São Pedro

Monografias: Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 desenvolvimento

2.1 A administração 4

2.2 A Economia de oligopólio 5

2.2.1. O Espaço da Fazenda 6

2.2.2. Investimentos 7

2.2.3. As propostas 8

2.3. Gestão de pessoas 9

2.3.1. Implicações e consequências para a gestão de pessoas 9

3. a solução 9

4. CONCLUSÃO 13

INTRODUÇÃO

Com este trabalho procuro encontrar a melhor maneira para que a Fazenda Rio Grande cresça de maneira saudável economicamente, e continue com a qualidade de seus produtos procurando o melhor meio de expandir para fora de sua cidade de origem ou não.

Diante dos fatos que apontam para um crescimento imediato da Fazenda São Pedro, deve-se levar em consideração o local e os riscos de uma expansão para fora de sua “zona de conforto” como propões João, porém deve-se verificar a estrutura e capacidade para expandir a produção na própria Fazenda, como propõe José.

Para uma empresa familiar, além do apego com o lugar e tudo que envolve a decisão, pode-se além de tudo criar uma desavença familiar, quando dois filhos propõem crescimentos diferentes.

Além da difícil decisão que o Sr. Oswaldo tem que tomar para o crescimento da empresa, ainda existe de certa uma forma uma “escolha” entre os filhos, já que os dois não compartilham da mesma opinião. A melhor maneira para se tomar essa decisão, seria tentar reunir as duas ideias.

desenvolvimento

2.1 A administração

Uma vez que a fazenda já tomou uma grande decisão, de ao invés de partir para o cultivo da cana-de-açúcar, preferiu produzir os sucos prontos para beber o que significou uma integração vertical, pois, além de produzir somente a fruta laranja, passou a produzir também o suco pronto para beber.

Kelin E. Gersick et aI, na obra De Geração para Geração: Ciclos de Vida das Empresas ·Familiares, assim se manifestou sobre o conceito de empresa familiar:

As empresas possuídas e administradas por famílias constituem uma forma organizacional peculiar, cujo "caráter especial" tem conseqüências positivas e negativas. Elas extraem uma força especial da história, da identidade e da linguagem comum às famílias (1997, p.03)

Na empresa familiar, as pessoas saem de casa para a empresa e vice-versa, esses dois ambientes absorvem praticamente o tempo todo delas, e quando não estão nesses locais, é comum surgirem assuntos a eles relacionados, pois é praticamente impossível dividir tão somente família e empresa, ao menos que houvesse um botão: Família. Liga. Desliga/Empresa. Liga.Desliga.

Na empresa familiar há multiplicações de encontros, sentimentos, pensamentos e metas, o que causam ações e reações dentro do ser humano: afeto-dinheiro-poder-vaidade-profissão.

Dos 300 grandes grupos brasileiros, 265 são familiares, entre pequenos e médios, 85%. O sucesso começa quando os parentes (titulares em especial) afirmam: Vamos dar um rumo nas relações familiares na nossa empresa!*¹

Enquanto não houver esta incisiva decisão, será perder tempo, dinheiro, aumentar conflitos e... ouvir aplausos dos concorrentes.

Deve-se perceber o ambiente organizacional que esta empresa vive, já que são familiares. Quais são os responsáveis por cada função em seu ambiente interno.

Como dois bons administradores de empresas, o Sr. Oswaldo pode contar com grande ajuda de seus filhos João e José, eles podem apresentar ao pai os 5W2H, para definir as condições da fazenda e criar melhores argumentos, O QUÊ (WHAT), PORQUE (WHY), QUEM (WHO), QUANTO (HOU MUCH), COMO (HOW), QUANDO (WHEN), ONDE (WHERE).

2.2A Economia de oligopólio

Assim, é importante definir concorrência de oligopólio como: Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.

Os sucos prontos para beber são vendidos quase que exclusivamente através do canal de varejo, e dependem do aumento de demanda local para seu crescimento, o que não se dará apenas pelo crescimento de consumo per capita, sendo necessária a expansão para além da região.

O oligopólio criado em torno da laranja inviabilizou para os pequenos e médios produtores a produção do fruto que teve alta prosperidade no Brasil, período este que segundo especialistas não deverá voltar. A fazenda é uma exceção na região já que não optou pela (mono) cultura da cana, como a maioria dos donos de terras da região.

Para fugir dos altos preços cobrados na fruta, a Fazenda São Pedro resolveu aventurar-se em outro negócio o suco de laranja pronto para beber, o que significou para a fazenda uma integração vertical.

Estes grupos de empresas concorrentes dos sucos da Fazenda São Pedro, que encontram dificuldades para constituir boas vendas em Ribeirão Preto como a Del Vale, Ades, Sucos Mais etc.. São empresas que travarão uma forte batalha com a Fazenda São Pedro caso ela resolva crescer para fora de sua “zona de conforto”. Já que mesmo trazendo novos sabores para a região de Ribeirão Preto ainda sim não consistem em grande massa nas prateleiras de supermercados, já que os consumidores são totalmente atraídos e fiéis ao suco de laranja.

Tendo dois bons executivos ao seu lado, para o Sr. Oswaldo a opção de expandir a empresa não fica difícil nem longe de ser concretizada.

2.2.1. O Espaço da Fazenda

A Fazenda possui um ótimo espaço para qualquer tipo de expansão já que são 800 alqueires, o que corresponde a praticamente 1936 estádios de futebol.

Um dos principais benefícios de expansão dos negócios é a capacidade de atrair e reter novos clientes. Quando você adicionar novos produtos ao seu portfólio ou mover-se em novos mercados, você pode trazer em mercados clientes anteriormente inexplorados. Chegar a estes novos clientes com expansão é uma coisa, mas capturá-los em longo prazo a construção de relacionamento é o principal. Crescer uma base fiel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com